Missão de negócios sueca visita a ABES: conheça o perfil das empresas participantes

14/02/2020

Rodolfo Fücher recebe homenagem da Missão Sueca.

Na América Latina, o Brasil se destaca nos mais diferentes setores econômicos pela sua relevância, potencial de mercado e atração de investimentos estrangeiros. Diante desta realidade, a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham) organizou uma missão de empresários e instituições suecas ao Brasil, que visitou a ABES nesta quinta (13/02). O objetivo é intensificar o diálogo entre empresários brasileiros e suecos, visando a ampliação de parcerias e de relações bilaterais entre os mercados, assim como, entre as entidades envolvidas.

Além dos empresários, estiveram no meeting Elisa Sohlman e Kellyane Moreira, CEO e Gerente de Projetos da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, respectivamente;  Agnes Lidbeck, Gerente de desenvolvimento do Instituto Sueco; Richard Waller, CEO, e Omir Ekhlasi, Fundador, ambos da Techarenan, uma competição anual de empreendedorismo de tecnologia, aberto a todas as startups e empresas suecas e nórdicas, que visa identificar  e premiar as mais inovadoras e promissoras.

O grupo foi recepcionado por Rodolfo Fücher, presidente da ABES, que deu as boas-vindas, falou sobre a atuação da entidade e apresentou dados da evolução e tendências do mercado brasileiro de TIC. Ele destacou o ABES Startup Internship Program, programa especial associativo que coloca à disposição dos participantes os mais de 33 anos de experiência e serviços da associação nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica, sem custos por 6 meses.

Carolina Marzano, compliance officer da entidade, falou sobre o programa Uma Empresa Ética, que visa estimular que os associados adotem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos internos e externos, incluindo agentes do poder público e fornecedores.

Em clima descontraído, cada empresário da missão sueca fez um rápido pitch a fim de destacar os negócios e as oportunidades de parcerias. As empresas integrantes da missão são:

Too Good To Go: que está lidando com um dos nossos maiores desafios globais: o combate ao desperdício de alimentos. Por meio de um aplicativo, os consumidores podem comprar alimentos não vendidos em supermercados, lojas e restaurantes mais baratos, em vez deles serem jogados fora. A empresa foi fundada em 2016 e, atualmente, está presente em 14 países e tem cerca de 500 funcionários. Representante: Gøkhan Kavak (Business Manager).

Elypta: uma plataforma baseada em inteligência artificial que permite a detecção precoce e o monitoramento de diferentes tipos de câncer, medindo 20 biomarcadores em uma biópsia líquida, por meio de amostras de sangue e urina. Seus estudos encontraram, com precisão excepcional, as "assinaturas" em 14 tipos de câncer. É um procedimento eficiente em termos de custo e tempo em comparação com as biópsias e tomografias usadas hoje. Representante: Karl Bergman (CEO).

Humble Company: produz e vende produtos sustentáveis e itens de saúde dental ecológicos, como a escova de dentes de bambu, que é considerada a mais vendida no mundo e já substituiu mais de 20 milhões de escovas de dentes plásticas. As escovas estão disponíveis em mais de 35 mercados e 30.000 lojas ao redor do mundo. Representante: Noel Abdayem (Fundador e CEO).

SentinaBay: a empresa desenvolveu processos para endurecimento de superfícies de metais, especialmente o titânio, que eles chamam de TiSurf, um híbrido de cerâmica e metal. O procedimento adiciona atributos ao titânio, tornando-o mais resistente ao desgaste, calor e corrosão. O processo em si é biocompatível. O TiSurf é um material mais leve que o aço e também em relação a materiais de cromo, que ele visa substituir. Os componentes Tisurf são encontrados em Satélites da NASA, carros de Fórmula 1, plataformas de petróleo e aviões. Representante: Håkan Alfon (Fundador e CEO).

Kind: uma plataforma de engajamento para pacientes, cuidadores e familiares, na qual o paciente pode seguir facilmente seu plano de cuidados e onde eles podem se comunicar diretamente com seu médico ou enfermeiro. Através do cuidado da plataforma, o pessoal pode enviar e compartilhar conhecimento e informação aos pacientes. A empresa, em um prazo pequeno, conseguiu vários acordos comerciais com hospitais e municípios. Representante: Charlotta Tönsgård (fundadora e CEO).

Teknikföretagen (Associação da Suécia Engineering Industries): possui mais de 4000 empresas associadas e sua missão é fortalecer a competitividade de todos os membros - sejam empresas grandes ou pequenas. A instituição atua bem perto dos seus associados por meio de escritórios regionais, fornecendo conselhos e apoio em áreas como RH. A associação trabalha para incentivar mais jovens a se tornarem engenheiros. Representante: Dan Nyman (Gerente de Marketing).

Nordea: grupo europeu de serviços financeiros operando no norte da Europa e com sede em Helsinki, Finlândia. O banco está presente em 20 países ao redor do mundo, como Dinamarca e Lituânia, operando através de filiais, subsidiárias e escritórios de representação. O grupo também opera um banco na Internet, que possui mais de 5,9 milhões de clientes on-line e executa mais de 260 milhões de pagamentos por ano. Representante: Jennie Hellestig (Chefe da Unidade Bancária de Negócios).

Moving Floor: a empresa desenvolveu uma solução para limpeza automática de caixas de animais de fazenda. A tecnologia exclusiva reduz as emissões de amônia em cerca de 95%, reduz o uso de água em 100% e diminui ainda o uso de antibióticos. O patenteado conceito consiste em módulos com correias sem fim que rolam e limpam em intervalos definidos, com uma frequência estimada de 15 vezes ao dia. Esta solução aumenta a produção e reduz os custos operacionais. Recentemente, a empresa assinou um acordo com uma entidade chinesa para entregar 40.000 caixas para porcos. Representante: Katja Lindvall (Fundadora).