18/06/2018
A Minsait, unidade de transformação digital da Indra, apresentou ao mercado uma solução para a segurança pública: o Minsait SmartCop, ferramenta que promete tornar qualquer smartphone um sistema de comunicação segura, dotado de funcionalidades exclusivas, como a verificação de documentos e registros, a identificação biométrica, o acesso às bases de dados confidenciais e a possibilidade de acrescentar informações em relatórios.
Com isso, os agentes podem estabelecer videoconferências e chamadas seguras com a garantia de que são totalmente confidenciais, para, por exemplo, entrar em contato com o serviço de tradução. Mais ainda, o sistema de geolocalização agregado à solução permite que a central saiba onde cada policial está, o que melhora a segurança deles e facilita a coordenação das emergências, já que se torna possível enviar os que estão mais próximos de cada local.
Segundo o fabricante, o sistema Minsait SmartCop agilizará a elaboração de relatórios, já que oferece a possibilidade de escanear documentos e de adicionar assinaturas e certificados eletrônicos que validem de forma legal as gestões realizadas.
Esse conjunto de funcionalidades melhora a conectividade entre os agentes e facilita a troca de informações, já que os dados enviados por cada policial são analisados a partir da central e integrados a uma base de dados única, capaz de ser acessada por todos.
Por fim, o sistema incorpora diferentes medidas de segurança que avaliam de forma contínua os riscos envolvidos no uso do o dispositivo para evitar que pessoas não autorizadas acessem a informação em caso de perda, roubo ou inclusive de forma remota.
A solução pode ser instalada nos sistemas operacionais de dispositivos móveis e está apta a se conectar via bluetooth com leitores de digitais externos e permite a leitura de documentos eletrônicos por NFC.
Experiência contrastada no âmbito da segurança
O Minsait Smartcop incorpora o conhecimento da Indra como empresa de destaque no setor de segurança. A companhia já desenvolveu sistemas empregados na expedição de mais de 30 milhões de documentos seguros e cédulas de identidade em todo o mundo. Além disso, participou de projetos como o desenvolvimento do Documento Nacional de Identidade e o passaporte eletrônico da Espanha.
A consultoria também une sua experiência em identificação biométrica, já consolidada após a implantação dos seus sistemas de controle autônomo de fronteiras, que agilizam a verificação da documentação dos passageiros em seis dos principais aeroportos espanhóis, incluindo o de Adolfo Suárez Madrid-Barajas ou Barcelona-El Prat, e o porto de Algeciras.