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Minsait aumenta em 40% número de agendamentos na saúde pública de Maceió

19/02/2019

Pacientes são avisados previamente sobre a consulta via WhatsApp, ligação telefônica ou SMS, o que reduziu as filas diárias e otimizou gastos em saúde
 
A Minsait, uma empresa Indra dedicada a promover a transformação digital, é a responsável pela implantação de um modelo de serviços que traz mais agilidade para agendamento de consultas e exames na saúde pública de Maceió. Com uma equipe instalada na região desde abril, a companhia já trouxe resultados significativos para a população local, como o aumento em 40% dos agendamentos em relação ao mesmo período de 2017, resultando mais de 600 mil procedimentos (consultas e exames), com uma redução de tempo de 25%.
 
Os resultados também são significativos em relação ao tempo de atendimento e de espera: exames simples de patologia são marcados na hora e os de maior complexidade são realizados em um período de 15 dias de espera, em média. Isso é possível porque a gestão implantada pela Minsait deixou de colocar pacientes em filas para agendamento de consultas, passando a realizar marcações feitas no momento em que os pacientes vão à Unidade Básica de Saúde. Além disso, a equipe toma decisões em tempo real a respeito de fatores como o crescimento das filas de espera, ações de força-tarefa e convênios, tornando o processo cada vez mais rápido.
 
Para garantir a gestão eficaz dos prazos, a companhia usa ferramentas como WhatsApp, SMS e ligações telefônicas como forma de lembrar os pacientes de seus procedimentos agendados. Dessa forma, foi possível reduzir o absenteísmo, reaproveitar consultas e identificar problemas rapidamente por meio do contato com a população.
 
O serviço ainda está em fase de implantação – por enquanto, abrange cerca de 27 unidades básicas de saúde, que atendem aproximadamente 300 mil pessoas. A previsão é a de que, até abril de 2019, todos os 8 distritos locais sejam contemplados.
 
O projeto consegue solucionar questões importantes nas unidades básicas que saúde, como paralisações da infraestrutura, alto tempo de devolução de chamados, baixo índice de marcações, longas filas, baixa produção, baixo índice de atendimentos agendados, superlotação, entre outros.
 
Para o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a empresa atua com a utilização da tecnologia para realizar procedimentos simples, mas importantes para a população, resultando na melhor prestação de serviço aos pacientes.
 
“A Indra representa a modernidade, a visão empresarial privada, interferindo positivamente nas rotinas do serviço público. Os primeiros resultados são extremamente alvissareiros, permitindo antever ganhos sociais expressivos para os usuários do SUS. Melhorar a Atenção Básica é a verdadeira missão da secretaria e este objetivo está sendo atingido e é visível na supressão de filas, nas marcações em tempo real, na aferição objetiva da qualidade dos serviços prestados”, pontuou.
 
Referência em projetos de transformação da saúde
 
Atualmente, 33 milhões de pessoas beneficiam-se das tecnologias e sistemas desenvolvidos pela Minsait no setor da saúde. Suas soluções são utilizadas por mais de 100.000 profissionais em mais de 5.600 postos de saúde e hospitais e tornam possível a formalização de cerca de 500.000 consultas por dia. No setor da receita eletrônica também se posicionou como uma companhia líder nacional, no qual sua solução é utilizada por mais de 30.000 profissionais sanitários, o que significa mais de 225 milhões de prescrições anuais.
 
A companhia conta também com projetos emblemáticos em países como Filipinas, Chile e Bahrein. No setor de saúde privada, a Minsait é fornecedora referência em soluções de histórico clínico eletrônico e gestão hospitalar na Espanha, servindo a mais de 40 centros hospitalares, que representam 48% dos centros pertencentes às grandes redes privadas de prestação de serviços de saúde no país).