Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

MIDI Tecnológico aposta em sete startups em SC

24/11/2015

 
 
Chopeira automatizada, organização de estoques e patrimônio usando internet das coisas, captura de fotos em alta resolução para controlar a qualidade em linhas de produção, plataforma colaborativa para o mercado de arquitetura, sistema de gestão de condomínios, máquina que vende suplemento alimentar em porções individuais e consultoria de mercado para mídias digitais. São essas as sete soluções que superaram mais de 100 ideias inovadoras, em uma seleção que foi de julho a outubro deste ano, para se tornarem as novas empresas incubadas do MIDI Tecnológico em Santa Catarina.
 
A incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantida pelo Sebrae/SC teve em 2015 o processo seletivo com maior número de propostas em sua história. Foram registrados 133 empreendedores interessados e 64 projetos de startups enviados, 52% a mais do que as propostas consolidadas no ano anterior. 
 
“A procura é um reconhecimento. A cada ano revisamos os requisitos para selecionar os melhores. Acreditamos que as sete empresas escolhidas têm alto potencial de crescimento e iremos colaborar para que ele seja mais rápido e estruturado”, diz Gabriel Sant’Ana Palma Santos, coordenador do MIDI Tecnológico da ACATE.
 
As sete novas startups dividem-se em três modalidades. A primeira é a incubação, com 30 meses para consolidação do produto, execução de plano empresarial e formação do empreendedor. A segunda é a incubação virtual, com as mesmas etapas, mas para empresas que atuam em instalações próprias, fora do Centro de Inovação ACATE - CIA Primavera, em Florianópolis, a sede do MIDI. A terceira modalidade é a pré-incubação, com prazo de 12 meses para validar a ideia e o modelo de negócio, realizar teste de mercado, protótipo e desenvolver o perfil empreendedor dos sócios.
 
O ingresso das novas incubadas iniciou em novembro e reserva até o final do ano uma série de cursos e montagem de plano estratégico de curto prazo para as startups. No dia de boas-vindas, o empresário Victor Levy, fundador da CataMoeda, dividiu com as startups a experiência de empreender em um sistema de troca de moedas por cédulas e bônus, a partir de máquinas que já estão em mais de 100 estabelecimentos no país e renderam recente parceria com o grupo Prosegur Brasil, para a comercialização em 4 mil municípios.
 
“Quando temos uma boa ideia e começamos a empreender, a tentação de ampliar o negócio para mais de um produto ou segmento é frequente. Mas abrir o foco na hora errada é fatal para uma startup. É melhor investir em um pequeno mercado e ser o líder nele, porque é mais fácil expandir depois. Corrijam e ajustem a estratégia, mas sejam os melhores no que fazem para depois sofisticar ou diversificar”, recomendou Levy.
 
As novas incubadas iniciam 2016 com o acompanhamento mensal de consultorias em áreas como finanças, RH, marketing, estratégia e comunicação. Em 17 anos de atuação, o MIDI apoiou a formação de 81 empresas de base tecnológica em Santa Catarina e com as novas empresas, conta hoje com 19 empresas incubadas e cinco pré-incubadas.
 
As sete empresas selecionadas:
 
Empresa 1: KRP DIEM
Modalidade: incubada residente
Perfil: Atua com insights contínuos de mercado por meio de tecnologias de analytics e da implementação de metodologia exclusiva para ampliar competitividade, incrementar receita, ampliar audiência e conversão, otimizar mídia, identificar novos canais de divulgação, lançar produtos, gerar novos negócios e parcerias em mídias digitais.
 
Empresa 2: Eficid
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Ajuda empresas a organizar seus produtos e itens de patrimônio usando a Internet das Coisas
 
Empresa 3: Winker
Modalidade: incubada virtual
Perfil: A empresa produz uma plataforma para integrar, gerenciar e otimizar condomínios e sua gestão, comunicação, reservas de ambientes, controle de acesso, manutenções e contratos, entre outras funcionalidades.O produto já atende mais de 1 mil condomínios, abrangendo cerca de 150 mil moradores.
 
Empresa 4: My Tapp
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Sistema para automação de chopeiras para self-service de chope ativado pelo cliente, adaptável a mesas ou paredes e em qualquer tipo de chopeira. Sem a intervenção de garçons, o consumo é debitado diretamente na comanda do cliente.
 
Empresa 5: 01 Will
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Desenvolve máquinas que vendem suplementos alimentares de maneira instantânea. Os equipamentos têm sistema de refrigeração, recipientes de armazenamento e sistema online controlado por tablet. O produto visa gerar a menor quantidade de atritos possível com relação à compra dos suplementos, aumentando o número de compras por impulso.
 
Empresa 6: LITMA TECNOLOGIA
Modalidade: pré-incubada
Perfil: Sistema automático de captura de fotos de alta resolução para rastreabilidade,  registro e controle de qualidade em linhas de produção.
 
Empresa 7: Especifique-me
Modalidade: pré-incubada
Perfil: Desenvolvedora de uma ferramenta colaborativa e customizada para os profissionais de Arquitetura de Interiores e Decoração que permite ao usuário armazenar e acessar informações de produtos online em uma plataforma integrada.