MicroStrategy apresenta nova solução de realidade aumentada integrada com analytics

24/05/2018

Realidade aumentada e inteligência artificial são duas grandes apostas tecnológicas e a conexão dessas inovações é capaz de trazer oportunidades interessantes para os negócios. Atenta a esse fato, a MicroStrategy, referência mundial no fornecimento de plataformas analíticas e softwares de mobilidade, inova com a integração de sua plataforma analítica a uma solução de realidade aumentada, desenvolvida por um parceiro global. O app foi demonstrado no Brasil, pela primeira vez, durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2018, nos dias 22 e 23 de maio de 2018, em São Paulo, e contou com a demonstração de um case de sucesso implementado na empresa de cosméticos Avon.

Flavio Boliero, VP América Latina da MicroStrategy

“A MicroStrategy é uma empresa focada em business intelligence, um segmento do mercado que usa a tecnologia para ajudar as empresas a gerarem relatórios, que permitem análises assertivas para a tomada de decisões, seja sobre corte de custos, aumento da produção e da receita, ampliação das vendas e identificação de fraudes, entre outros objetivos. Atualmente, já integramos nossa plataforma de analytics com outros dispositivos de comunicação, como a assistente pessoal Alexa.  E, agora, trouxemos também o uso do conceito de realidade aumentada, que une os mundos real e o virtual em nosso app”, explica Flavio Bolieiro, VP América Latina da empresa.

O app é resultado da integração de uma solução de realidade aumentada com a plataforma analítica da MicroStrategy. Quando usado em um dispositivo móvel, permite scanear via câmera qualquer produto (como itens de higiene/beleza, alimentos, etc) ou objeto, reconhecê-lo e, automaticamente, gerar um dashboard com os seus principais indicadores - como composição, informação nutricional, comparação com produtos semelhantes, além de informações estratégicas, como itens em estoque e margem de lucro. Estas imagens são por sua vez enviadas em tempo real para um software, que gera então uma imagem virtual, tridimensional, colorida, do dashboard, sobreposta ao real, como se ambos fossem uma só coisa. Essa interatividade é gerenciada pelo analytics, que provê as informações, armazenados em uma base de dados do fornecedor.

Os relatórios disponibilizados pela união entre analytics e realidade aumentada são os mais variados, segundo o executivo. “O gerente comercial de uma determinada região, ao visitar uma loja, pode saber a performance de vendas de um produto naquele estabelecimento, sem a necessidade de acessar o computador. O smartphone busca as informações na base de dados, depois de scanear o produto com a câmera do smartphone, e pode usar os recursos de geolocalização para apresentar dados regionalizados, por exemplo, conforme parametrização do app da MicroStrategy”, esclareceu Bolieiro.

“Sempre superamos todos os modismos e investimos fortemente para adequar as nossas soluções às principais tendências de mercado. Nesse caso, percebemos que o mundo virtual tem infinitas possibilidades que podem ser usadas a favor dos negócios, beneficiando tanto clientes como gestores”, conclui o executivo.

Além de demonstrar essa tecnologia ao vivo, MicroStrategy e Avon apresentaram como é a experiência real da líder em vendas de cosméticos em um segundo projeto que une Big Data e Analytics. Evitar que o “carrinho” seja abandonado nas vendas online e os motivos que levam o cliente a fazer isso, foi um dos principais desafios do projeto, que se beneficia de dados extraídos do mundo online e os cruza com a base histórica da plataforma analítica da MicroStrategy. A aplicação também responde importantes perguntas de negócios que podem influenciar a tomada de decisão, por meio da análise do comportamento de compra de milhões de usuários. Além de possibilitar a personificação de ofertas e segmentação de opções de compra.

Empresa norte-americana fundada nos Estados Unidos em 1989, a MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) atua no Brasil desde 1996 e tem entre seus clientes a Receita Federal, o Wal Mart e o TRF-4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região.