Com objetivo de inspirar o público feminino a possuir papel ativo e explorar o ambiente digital, a Microsoft lançou a plataforma
Mulheres em Tecnologia. Dividido em quatro núcleos, o projeto gera oportunidade para mulheres de diversas faixas etárias. Por meio da iniciativa, a companhia pretende atingir um milhão de mulheres em todo o Brasil.
“A Microsoft possui visão de que por meio da educação e do empreendedorismo podemos mudar o mundo. Podemos empoderar as pessoas a viverem o potencial delas e fazerem do planeta um lugar melhor”, disse a diretora de estratégia de negócios da marca, Jaciguara Shibao, durante apresentação da iniciativa no Mulheres Digitais, evento realizado em São Paulo no dia 12 de março.
Segundo a executiva, a plataforma foi desenvolvida para criar ciclo de transformação para a competitividade, com base na educação, capacitação de mulheres e apoio na jornada de empreendimento.
O primeiro espaço do site é destinado a garotas que ainda são estudantes. Assim, são disponibilizados cursos online de ferramentas básicas e avançadas que capacitem meninas para serem destaques na escola, seja em apresentações do dia a dia, trabalhos de casa ou projetos de tecnologia.
Na segunda fase, o foco é voltado a meninas que estão no ensino superior e desejam seguir carreira em tecnologia da informação após a faculdade. “Adicione conhecimento em sua graduação com cursos Microsoft e torne-se parte das incríveis inovações do amanhã. Microsoft Mulheres em Tecnologia é justamente o que você precisa para carreira bem sucedida em tecnologia”, diz a plataforma na apresentação dos cursos que prometem contribuir para o início da carreira em fase universitária.
A plataforma também oferece treinamentos e certificações por meio da Microsoft Virtual Academy, para mulheres que já atuam como profissionais de TI e desenvolvem para desktop, mobile ou nuvem. Além disso, a companhia criou grupo no LinkedIn para unir profissionais em torno de novidades da empresa e discussões relacionadas à carreira em tecnologia.
Para empreendedoras, a companhia oferece treinamento e produtos focados em estratégias de negócios para ampliação de marca. Por meio da plataforma, mulheres podem, ainda, se conectar com especialistas para orientação. No convite da iniciativa, a empresa afirma que “nenhuma ideia é extremamente pequena ou grande para ser implementada”.