Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Mercado de TIC: São Caetano poderá ter condomínio tecnológico

ABES participa do projeto e firma acordo com o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs)
 
O Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) reuniu empresários do setor de TIC, autoridades e representantes de entidades, na Universidade de São Caetano do Sul, para apresentar o projeto conceito de um condomínio tecnológico no município do ABC paulista.  
 
 “A partir de um grupo de investidores, foi desenvolvido um esquema conceitual de plantas, considerando um terreno hipotético, plano e com vagas de garagem no subsolo. A planta é flexível e as divisões de salas serão desenvolvidas de acordo com as necessidades das empresas ocupantes”, adianta Renato Grau, presidente do Itescs. O projeto prevê ainda um anexo com áreas de convivência.
 
O Condomínio vem sendo definido como um “Ecossistema de Tecnologia”, baseado no modelo do Vale do Silício, nos Estados Unidos. A ideia é que seja um espaço diferenciado e que conte com toda a infraestrutura necessária para que as empresas possam se desenvolver e trocar experiências. Não pode haver, por exemplo, interrupção no fornecimento de energia elétrica, a área tem que estar protegida de inundações e links de internet devem estar disponíveis.
 
 
O dirigente informou ainda que em 2013 serão retomadas as conversações com a Prefeitura de São Caetano, visando à definição de um terreno. “A cidade tem vocação para serviços de tecnologia devido à formação de mão de obra em suas universidades. Mas é necessária a criação de postos locais de trabalho”, justifica Grau. O investimento previsto para a obra gira em torno de US$ 50 a 100 milhões.
 
Itescs e ABES
 
A ABES, representada no evento pelo diretor de marketing da entidade, Carlos Alberto Limas Sacco, estabeleceu um acordo com o Itescs para intercâmbio de conhecimento. “É fundamental participarmos das iniciativas que visam à profissionalização e expansão do mercado brasileiro de software e serviços, como esse projeto do Itescs”, destaca Carlos. 
 
O Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul é resultado da iniciativa de empresários de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), que vêm se reunindo desde agosto de 2005 – a oficialização ocorreu dois anos depois. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional e educacional. Atualmente, reúne 25 empresas associadas. Ele visa o desenvolvimento econômico e social do município para que o recolhimento de impostos faça frente às necessidades de seus cidadãos. A partir de inovações em ambientes públicos e privados, a ideia é colocar São Caetano no mapa das “Cidades 100% Digitais”. Um dos objetivos principais é atrair e manter empreendimentos focados em TIC, gerando conhecimento, trabalho e renda. Entre os projetos mantidos está o INCUBE – incubadora de empreendedores.