Somente no segundo trimestre de 2012 foram comercializadas 606 mil unidades de tablets no país. A previsão é de que até o fim do ano, as vendas cheguem a 2,6 milhões de aparelhos. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 275%. Os dados são da IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado.
“Apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de PCs, os tablets mantiveram o ritmo acelerado de crescimento. É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$ 1 mil introduzidos no mercado. O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação técnica limitada”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil.
No ranking mundial, o Brasil saltou da 17ª posição, que ocupava no segundo trimestre de 2011, para a 11ª no mesmo período de 2012. “A popularização dos tablets no Brasil deve acontecer em paralelo ao mercado de computadores e lhe garantir uma entrada nas dez primeiras colocações do ranking mundial até o final do ano. Em países onde o mercado de computadores é mais maduro, há maior adoção de tablets”, completa Belavary. No Brasil são vendidos quatro notebooks para cada tablet. Já nos Estados Unidos para cada notebook vende-se um tablet.