A Oracle divulgou o Estudo Sobre Engajamento Global, realizado pela empresa de pesquisa de mercado global Kantar TNS, incluindo o feedback de aproximadamente 5000 funcionários em período integral de organizações com 250 ou mais funcionários. O estudo indica que equipar os funcionários com a mais recente tecnologia, ter líderes acessíveis e fortalecer os valores da empresa são fatores importantes que podem refletir no sucesso ou o fracasso dos funcionários.
Capacitação digital
A tecnologia está permitindo que as empresas se conectem com os funcionários de mais maneiras do que nunca para criar uma experiência de aprendizagem moderna e personalizada. No entanto, o estudo também descobriu que um número relativamente baixo de empresas está atualizada – apenas 44% dos entrevistados disseram que a empresa deles usa tecnologia de forma efetiva para aumentar a eficiência do seu trabalho.
“Os funcionários, assim como os consumidores, estão cada vez mais ligados à tecnologia via múltiplos dispositivos (ex. dispositivos móveis, tablets e desktops). Eles esperam o mesmo nível de acessibilidade que possuem na vida pessoal com a tecnologia que eles encontram no trabalho”, disse Gretchen Alarcon, vice-presidente do grupo de estratégia de produtos HCM da Oracle. “A tecnologia em nuvem possibilita essa experiência digital para os funcionários por meio de recursos capazes de ajudá-los a aprender, processar e consumir informação de uma maneira fácil. Uma interface mais moderna para a experiência do usuário também reflete o que eles estão acostumados em casa”.
Liderança
As descobertas também expressam que uma forte presença da liderança é fundamental para um funcionário se sentir satisfeito e engajado. O estudo indica que a produtividade começa com a integração: os funcionários estão insatisfeitos com o processo, já que apenas 41% acreditam que as práticas de integração da empresa levarão ao crescimento e sucesso. Os gestores não só são responsáveis pelas primeiras impressões de um funcionário sobre a empresa durante o processo de integração, mas também são o primkeiro exemplo de direção para os novos contratados. Apenas 47% dos entrevistados enxergam seus líderes como visíveis e acessíveis e apenas 44% expressaram ter confiança na sua liderança, o que indica uma falta de parceria entre a gerência e os funcionários.
“Os funcionários decidem se querem continuar na empresa nas duas primeiras semanas de emprego”, disse Alarcon. “Isto significa que, é nos primeiros 14 dias que os funcionários começam a se perguntar ‘Eu acho que conseguirei progredir aqui? Eu tenho um gerente que possa ser um mentor e estou tendo a habilidade de criar uma rede e ser apresentado para as pessoas e ferramentas certas para desempenhar melhor a minha função?’ Isto é especialmente importante quando pensamos no desenvolvimento dentro de uma empresa – os candidatos querem sentir que a empresa é perfeita para eles”.
Além disso, este estudo incluiu os principais indicadores para uma liderança saudável no relacionamento com o funcionário:
· Definir exemplos de como se comunicar melhor com os que trabalham sob o seu comando
· Permanecer extremamente acessível para que as pessoas se sintam conectadas com os objetivos da empresa
· Estar ativamente envolvido no trabalho dos novos funcionários desde o dia em que eles começam
· Usar a tecnologia e experiências digitais para permanecer em contato com os membros da equipe
Valores, cultura e recompensa
Além disso, as empresas agora estão vendo que os valores compartilhados entre o funcionário e a empresa desempenham um imenso papel no engajamento dos funcionários. Surpreendentemente, apenas 38% dizem que a empresa em que trabalham está preocupada com o seu bem-estar geral – indicando que trabalhar rumo a um objetivo pessoalmente gratificante, ao mesmo tempo em que apoiam valores individuais, pode ter ainda mais peso do que uma compensação monetária.
A cultura da empresa reflete esses sentimentos à medida que os funcionários são mais confortáveis e produtivos dentro de uma cultura de trabalho criativa e, ao mesmo tempo, flexível. Ainda que a compensação está muitas vezes conectada com a satisfação dos funcionários, agora estamos vendo que os indivíduos estão mais interessados em ingressarem em empresas que compartilhem os mesmos valores pessoais e formem uma combinação perfeita. Seja por meio de uma jornada de trabalho mais flexível, mais oportunidades de voluntariado, saúde e bem-estar, as empresas também já deveriam estar escutando e se conectado com os funcionários de mais maneiras relacionadas ao seu bem-estar pessoal.
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Sobre o estudo
A Oracle colaborou com a
Kantar TNS no Estudo Sobre o Engajamento Global que pesquisou aproximadamente 5000 funcionários em período integral de organizações com 250 ou mais funcionários. O estudo abrangeu um total de 4706 entrevistas que capturaram opiniões, sentimentos e experiências sobre uma ampla gama de fatores que formam o ambiente de trabalho, incluindo: cultura, desempenho, recompensas tangíveis e intangíveis, oportunidades de desenvolvimento e progresso, experiências com tecnologia de colaboração, o impacto da liderança e como os funcionários se sentem em relação ao seu papel atual. Os percentuais divulgados consideram os dois principais resultados de uma escala de concordância de sete pontos.