Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Mais de 630 mil mídias piratas são apreendidas em 2012

Estado do Rio de Janeiro lidera ranking das apreensões divulgadas pela ABES

A ABES anunciou que foram apreendidos 634.189 CDs e DVDs piratas no Brasil durante o ano passado.  Em 2012, a associação acompanhou 309 ações de repressão realizadas por autorizaddes policiais. O Rio de Janeiro foi o Estado com maior número de mídias apreendidas no ano, totalizando 272.052, seguido pelo Paraná, com 210.471 unidades.
 
A associação também faz um trabalho de monitoramento da internet no país. No período, foram encontrados e removidos 20.559 anúncios de produtos piratas e 2.008 anunciantes. Foram removidos também 22 websites e 22.854 links.
 
Ranking de apreensões no Brasil, em 2012:

1.    Rio de Janeiro = 272.052
2.    Paraná = 210.471
3.    São Paulo = 112.764

“O resultado dessas ações durante o ano só foi possível graças aos esforços das autoridades locais, que atuam na redução da pirataria de software no país. Para 2013, esperamos aumentar esse número por meio de campanhas contra a concorrência desleal, que incentivam os empreendedores a atuarem com licenças legalizadas”, ressalta Rodrigo Paiva, coordenador do Grupo de Trabalho de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES, que lembra que basta apenas uma mídia para replicar diversas vezes um software.
 
Portal de Denúncia
 
Como parte dos esforços para reduzir a pirataria de software no Brasil, a ABES e a The Software Alliance (BSA) lançaram, em novembro de 2012, um portal de denúncias de pirataria de software, o www.denunciepirataria.org.br, com foco em empresas e revendas que utilizam ou comercializam programas sem o devido licenciamento.
 
As denúncias são anônimas e devem ser submetidas por meio do site. Elas serão apuradas pelas duas associações e, havendo indício de irregularidade, serão tomadas medidas necessárias para que os casos sejam resolvidos rapidamente. As entidades podem comunicar os fabricantes de software, as autoridades locais e mover ações judiciais para garantir que a lei de software do Brasil seja respeitada.