05/01/2014
O Programa Startup Network, desenvolvido pela Locaweb e Endeavor, recebeu 329 inscrições. Deste total, 20 foram selecionadas para o painel e 12 aprovadas. De acordo com Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing da Locaweb, foi impossível seguir o que estava programado e escolher apenas 10. “O nível de todas as startups superou a nossa expectativa, por conta da qualidade dos empreendedores e modelo de negócio desenvolvido. Este avanço nada mais é do que um reflexo da maturidade que o mercado ganhou de um ano para cá”. São elas:
-
Agendor - Sistema de CRM Online focado no controle comercial para equipes de vendas
-
Aremo - Primeira marca de fast fashion online verticalmente integrada.
-
BankFacil - Solução brasileira de finanças pessoais para ajudar os consumidores a controlar sua vida financeira e adquirir produtos bancários online.
-
Basico - Marca online de produtos essenciais de alta qualidade.
-
CargoBR - Um jeito muito mais simples de comprar e vender fretes, unindo transportadoras e clientes embarcadores de cargas.
-
Edools - Aplicativo SaaS totalmente modular e personalizável onde cada empresa pode criar o ambiente EAD ideal para o seu negócio.
-
GetNinjas - Plataforma online de contratação e anúncios de serviços.
-
GuiaBolso - Consultor financeiro pessoal que ajuda você a colocar seu dinheiro no caminho certo de forma rápida, prática e segura.
-
Pagarme – A forma mais simples, segura e eficiente de receber pagamentos online.
-
PinMyPet - Dispositivo que monitora as atividades físicas e a localização em tempo real do seu Pet.
-
WPensar - Sistema que integra e controla funções financeiras, pedagógicas e acadêmicas para instituições de ensino.
-
ZeroPaper - Sistema financeiro em nuvem para micro e pequenas empresas.
As startups inscritas têm em média dois anos e meio de existência, e cinco funcionários. Entre as finalistas, 80% são de São Paulo ou Rio de Janeiro. Em relação ao setor de atuação, 25% delas trabalham com o ramo de finanças, educação e moda representam 15% cada, e outros negócios dividem os 45% restantes.
O trabalho, agora, visa auxiliar estas startups para que elas se tornem empresas de alto crescimento e disseminem ainda mais a cultura empreendedora e do conhecimento, fortalecendo assim todo o ecossistema de novos negócios.
Todas as finalistas já receberam algum tipo de investimento. 50% delas contaram com fundos de capital de risco, outras 50% já passaram por aceleradoras e 15% receberam aporte de investidores anjos. Em relação ao modelo de negócio, elas se dividem em: SaaS (Software as a Service) com 30%, Marketplace com 25%, E-commerce com 10% e 35% divididos entre outros modelos.