Linha BNDES MPME Inovadora concede mais de R$ 230 milhões de empréstimos a micro, pequenas e médias empresas inovadoras

11/04/2016

A linha de crédito fechou o ano de 2015, após 16 meses de operação, com cerca de 130 contratos fechados

Divulgada com o apoio da ABES, a linha de crédito BNDES MPME Inovadora fechou o ano de 2015, após 16 meses de operação, com cerca de 130 contratos fechados, em todo o país, e aproximadamente R$ 230 milhões em empréstimos concedidos a MPME (micro, pequenas e médias empresas). Do total de contratos, cerca de 80 foram com empresas do setor de TI, totalizando cerca de R$ 115 milhões de apoio. Criada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e oferecida por meio de agentes credenciados do banco, como o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e a Agência Desenvolve São Paulo, a linha concede financiamento de até R$ 20 milhões para empresas de tecnologia que apresentem características inovadoras e faturamento inferior a R$ 90 milhões por ano.

A linha possui custos e prazos diferenciados, com uma taxa de juros baseada em TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e com 48 meses de carência. Além de poder financiar até 90% do investimento total, a linha ainda pode utilizar como garantia o FGI (Fundo Garantidor para Investimentos), o que permite que empresários sem possibilidade de dar garantias tradicionais, como imóveis e finanças bancárias, possam acessar o financiamento.

A Paradigma Business Solutions, de Santa Catarina, foi uma das empresas brasileiras beneficiadas pelo programa. Especializada em negociações e relacionamentos eletrônicos, a companhia estava pesquisando uma fonte de investimento para financiar seu planejamento de inovações e a globalização de sua tecnologia. “Encontramos nesta linha um grande apoio para o empresário brasileiro que precisa investir em inovação para ser competitivo. A atratividade está nos prazos e juros menores em comparação aos encontrados no mercado”, comenta Gérson Schmitt, presidente do conselho de administração da empresa.

André Medrado, analista do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES, explica que a parceria da ABES na divulgação da linha nas regiões Sul e Sudeste foi importante para seu desempenho. “Muitas vezes, o que mais falta para um empresário crescer é o acesso ao financiamento. Com o apoio da ABES, um número maior de empresas pôde conhecer a linha, permitindo que ela se expandisse. O BNDES tem entre suas prioridades apoiar a inovação e os pequenos empreendedores. Além disso, o setor de software está entre os que mais podem contribuir para o aumento da produtividade geral da nossa economia”, comenta.

Para apoiar a divulgação da linha, a ABES é responsável pela articulação entre os bancos de desenvolvimento, que são os agentes econômicos, com os polos e entidades de classe de tecnologia e inovação; e com as empresas inovadoras. “Somente entre as empresas associadas à ABES, mais de 85% são micro, pequenas e médias empresas. A maioria dessas empresas é responsável por grande parte dos projetos inovadores do setor de TI”, comenta Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES.

De acordo com André Medrado, para o acesso à linha MPME Inovadora se expandir, o mais importante é que mais bancos se disponibilizem a ofertá-la. Atualmente, o banco que adotou a linha de forma mais intensa foi o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), que a colocou como uma de suas principais ações de apoio à inovação.

“Para 2016, planejamos fomentar o programa em regiões que ainda não foram beneficiadas e ampliar os critérios de enquadramento no programa. É muito importante que outros bancos percebam este apoio ao micro, pequeno e médio empreendedor como estratégico para que a linha possa ser oferecida em todo o Brasil de forma mais intensa”, afirma André.

Segundo André Medrado, o programa auxilia a aproximação entre o BNDES e as micro e pequenas empresas. “Essa linha é uma forma de aumentar a capilaridade de atuação do BNDES por meio dos bancos regionais, pois a instituição sempre teve como desafio atuar com as pequenas empresas inovadoras e essa linha vem nos ajudar”, explica.

Além de anunciar a linha MPME Inovadora, a ABES também disponibiliza em seu portal o Guia de Instrumentos de Apoio Industrial, desenvolvida pela Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Por meio dessa ferramenta, é possível consultar quais são os instrumentos de apoio financeiro e técnico, à inovação e à exportação, defesa comercial, incentivos e desonerações existentes no mercado brasileiro para o desenvolvimento industrial, de acordo com o perfil e a demanda da companhia.

Segundo o presidente do conselho da ABES, Jorge Sukarie, a entidade oferece uma base de informações para incentivar o crescimento do setor. “A associação busca continuamente apoiar e incentivar o desenvolvimento das empresas, fornecendo os recursos e informações necessários para que os empreendedores possam continuar crescendo e expandindo seus negócios”.

Para acessar o Guia, visite o site:www.abessoftware.com.br/inovacao-e-fomento/apresentacao-inovacaofomento. E para mais informações sobre as vantagens e saber como ter acesso à MPME Inovadora, acesse: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/MPME_Inovadora.html