Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Jovens estão mais suscetíveis a golpes com pretexto de suporte técnico

29/11/2018

A internet é uma ferramenta incrível e tão presente em nossas vidas que não sabemos mais viver sem compartilhar memes, assistir séries e filmes online e trocar mensagens com os amigos rapidamente. Mas, como nem tudo são flores, hackers mal-intencionados podem usar brechas virtuais para dar golpes nas pessoas. A Microsoft realizou um estudo analisando a incidência de pessoas que caíram em golpes com o pretexto de oferecer suporte técnico em 2018 e os dados mostram que as gerações dos Millenials e a Geração Z foram as que mais caíram neste tipo de fraude, em que hackers se passam por assistências técnicas para roubar dados de usuários e acessar seus dispositivos.
 
Essas gerações passam mais tempo conectadas e realizam com mais frequência atividades como trocar conteúdos em vídeo e imagens por e-mail ou baixar filmes e músicas. Segundo a pesquisa, pelo excesso de confiança que sentem ao navegar na web, os jovens estão mais suscetíveis a esses riscos do que gerações mais antigas.
 
No Brasil, 66% da população teve contato com alguma forma de fraude ligada a assistências técnicas neste ano, sendo a mais frequente o uso de pop-ups para a oferta de serviços falsos. Desses casos, 5% perderam dinheiro com isso – em 2016 esse número foi de12%.
 
Embora o número de golpes tenha diminuído, é preciso se proteger. Por isso, separamos cinco dicas para que você evite cair em ataques virtuais:
 
1 - Proteja a sua privacidade
Privacidade não é mais opção, é necessidade. Fique ligado aos seus dados e ao que você compartilha na internet, é importante prezar pela segurança. Cuidado ao preencher formulários digitais! Certifique-se de que um site ou serviço é confiável antes de fornecer as suas informações pessoais, como senhas, dados bancários entre outros. Serviços online devem ter políticas claras e transparentes de privacidade e fornecer aos usuários informações sobre como os dados de seus clientes serão utilizados e quem terá acesso a eles. Lembre-se de que um fornecedor pode hospedar os seus dados, mas só você, cliente, é o dono dessas informações.
 
2 - Softwares originais sempre
Os cibercriminosos são uma ameaça real e é importante saber de quem está recebendo e para quem está fornecendo informações antes de compartilhá-las por aí. Escolha soluções e programas que disponibilizam atualizações de segurança regularmente - o que não é oferecido em cópias não originais.
 
3 - Cuidado ao instalar programas
Uma prática comum é tentar comprometer a sua identidade ou informações bancárias solicitando a instalação de softwares infectados, por meio de downloads aparentemente inocentes, como fotos, músicas, links, e-mails, também nas redes sociais ou em jogos online. Na dúvida, não arrisque. Essas ameaças podem ser reduzidas ao máximo quando utilizado um software original que possa se manter atualizado.
 
4- Verifique bem os sites que acessa
Você sabe o que é Pharming? Esse tipo de ataque usa técnicas avançadas para criar um site falso, idêntico ao original, com o objetivo de confundir o usuário e roubar identidades e outras informações importantes. Para se prevenir, tenha o hábito de verificar as URLs dos sites que acessa frequentemente. Procure por símbolos de segurança como cadeado e o https, além de verificar se o site passa por constantes atualizações de segurança (normalmente, sites seguros possuem selo de verificação).
 
5 – Fique de olho nas atualizações de segurança e backup       
Para evitar que computadores hackeados e softwares mal-intencionados ataquem seu computador e roubem seus dados, a prevenção é o melhor remédio. Mantenha o backup do disco rígido, use um firewall para proteger a sua rede e mantenha atualizações de segurança sempre em dia. Ah, não custa lembrar: mantenha suas senhas sempre fortes.
 
 
Para saber mais, acesse: https://blogs.business.microsoft.com/pt-br/2016/06/24/dicas-para-se-proteger-dos-crimes-virtuais-e-manter-sua-empresa-segura/.