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Internautas já são mais de 70 milhões no Brasil

O número de pessoas com acesso à Internet no local de trabalho ou em residências chegou a 70,9 milhões de pessoas em agosto, segundo levantamento do Ibope Nielsen Online.  É a primeira vez que essa marca é superada no Brasil, resultado de um aumento de 7% nos últimos seis meses e de 16% no período de um ano. O número, que é atualizado trimestralmente, era de 68 milhões até o mês anterior.

Evolução do número de pessoas com acesso, em milhões – trabalho e domicílios - Brasil – agosto de 2009 a agosto de 2012

ABES_evolução_número_de_pessoas
Fonte: IBOPE Nielsen Online

 
Quando considerados todos os ambientes (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), o acesso à internet atingiu 83,4 milhões no segundo trimestre de 2012.

A maior parte do crescimento no acesso à internet no Brasil ocorre em residências. O total de pessoas com acesso em casa chegou a 67,8 milhões, ou evolução de 17% no espaço de um ano e de 41% em dois anos.

Na comparação com os outros países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, o Brasil continua registrando a maior expansão do acesso à internet domiciliar.

Países Ago / 10 Ago / 11 Ago / 12 Variação 12 / 11 Variação 12 / 10
  Brasil
48
58
67,8
17%
41%
  Itália
33,8
37,5
40,1
7%
19%
  França
44,8
47,4
49,1
4%
10%
  Reino Unido
43,9
45,7
47,1
3%
7%
  Estados Unidos
232
244,9
245,5
0%
6%
  Japão
84,6
89,7
88,7
-1%
5%
  Alemanha
54,4
55,4
55,9
1%
3%
  Suiça
5,6
5,6
5,6
0%
0%
  Espanha
30,7
28,4
29,4
4%
-4%
  Austrália
17,3
17,3
16,2
-6%
-6%
Fonte: IBOPE Nielsen Online

Em agosto de 2010, 17% das pessoas com acesso domiciliar tinham conexões com capacidade superior a 2 MB. Dois anos depois, cerca de 45% já têm esse tipo de conexão. Ou seja, os brasileiros estão com acesso a conexões de maior velocidade e qualidade. 
 
A ampliação do número de usuários impacta também na busca de conteúdo. Os sites que mais cresceram em agosto, em comparação com o mês anterior, foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celular. Nos últimos meses, cresceu também a audiência de páginas de destinos de viagens, fotografias e esportes.