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Inteligência de Mercado: entrevista com Jaime de Paula, CEO da Neoway

03/05/2016
 
Soluções contribuem para maximizar a gestão, as vendas e o relacionamento com clientes
 
 
Algumas das características da transformação digital em andamento envolvem automatização de processos, reformulação do modelo operacional, relacionamento e engajamento com clientes via canais digitais, desenvolvimento constante de novas tecnologias, entre outras modificações. Essas mudanças também têm proporcionado um imenso volume de dados, muitas vezes não-estruturados, que apresentam potencial de impactar a vida das pessoas, a gestão pública, os negócios e gerar inovação. Cloud computing, Big Data, Analytics e Data Science são novos termos que começam a se popularizar, mas que ainda precisam ser colocados em prática por mais organizações, especialmente no Brasil.
 
Para falar sobre estes temas, o portal da ABES entrevistou o engenheiro e pesquisador Jaime de Paula, CEO da Neoway, corporação associada da entidade e fundada em 2002. “A empresa nasceu de uma necessidade específica do mercado nacional de transformar informações corporativas em vantagens competitivas e, atualmente, somos especializados em soluções de inteligência de mercado que utilizam tecnologias disruptivas”, explica o executivo. Confira a entrevista:
 
Quais as diferenças entre Big Data, Data Science e Analytics?
O Big Data é um grande universo de dados não estruturados. Já o Big Data Analytics é um conjunto de ferramentas e métodos destinados a coletar, organizar e analisar esse grande volume de dados para descobrir padrões e identificar informações úteis, tornando-os mais eficientes para as organizações. Por fim, Data Science é o processo de extração de insights de um grande volume de dados, utilizando métodos e práticas de diversas disciplinas que, quando aplicadas aos negócios, transformam dados em resultados.
 
 
Em sua avaliação, como as novas soluções tecnológicas têm contribuído para a evolução das estratégias baseadas em inteligência de mercado?
Soluções tecnológicas, como o Big Data e Analytics - campo de atuação da Neoway - têm auxiliado as empresas no âmbito comercial, contribuindo para o aumento da produtividade, aumento de vendas e redução de custos comerciais. Desta forma, é possível definir estratégias de prospecção comercial mais efetivas, através da busca qualificada de novos clientes.
 
No âmbito de prevenção e recuperação, as soluções auxiliam na mitigação de riscos e fraudes e na recuperação de ativos. É possível, por exemplo, identificar potenciais inadimplências, baseadas na análise dos sinais de enfraquecimento de uma empresa, assim como seus débitos tributários, demissões de funcionários, entre outros. Já o entendimento das cadeias societárias e grupos econômicos, permite identificar correlações entre pessoas e empresas para analisar possíveis fraudes.
 
 
 Quais os segmentos de mercado, no Brasil e no mundo, estão mais avançados no uso destas tecnologias?
Segundo estudo da IDC, a previsão é que o mercado de Big Data alcance investimentos de US$ 48,6 bilhões em 2019. Entre as verticais que mais têm influenciado no crescimento da tecnologia estão a manufatura, seguida da indústria financeira. A previsão é que os setores de seguros, finanças e mídia, respectivamente, sejam os mais promissores no crescimento dos investimentos em Big Data para os próximos anos.
 
Hoje em dia se discute muito a questão da privacidade de dados dos cidadãos, como estas tecnologias que permitem a captação, visualização e análise estratégica das informações lidam com essas diretrizes?
A Neoway se pauta nos princípios da livre iniciativa, da natureza pública de dados, da publicidade das fontes, da transparência e da boa-fé, baseando seus negócios nos princípios legais. Além disso, a privacidade e a segurança dos dados são parte da cultura da Neoway e são a base para a construção de uma relação duradoura com nossos colaboradores, clientes e parceiros.
 
Desta forma, quando um cliente faz o cadastro em nosso site, as informações são armazenadas em um ambiente controlado e seguro, permanecendo em sigilo e de forma íntegra, desde o momento da coleta, até o processo de descarte. Dados de sua navegação em nosso site podem ser coletados com o objetivo exclusivo de melhorar a experiência de navegação. Sob nenhuma hipótese, qualquer informação coletada será divulgada e o acesso a elas é restrito apenas aos profissionais devidamente autorizados e capacitados.
 
Estas soluções podem ser usadas por empresas de pequeno porte?
O preço de nossas soluções é baseado no número de usuários e nível de acesso, sendo acessíveis a todos os portes e segmentos de empresas. As tecnologias da Neoway contribuem tanto para a ampliação de negócios e melhor gestão comercial, através do Neoway Sales Suite®, quanto para prevenção de fraudes, por meio do Neoway Prevent and Recover®. Estes produtos são aderentes a mercados como financeiros, de seguros, tecnologia, telecomunicações, automotivo, consumo, manufatura, varejo, construção civil e de óleo e gás.
 
Tem algum case de sucesso que poderia compartilhar com o portal?
Um de nossos principais cases é a Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina. Com as soluções da Neoway, a companhia pôde mapear e conhecer profundamente o mercado, seu potencial e aderência dos empreendimentos aos seus produtos, além de padronizar o modelo de vendas externas. Como resultado, a Portobello obteve crescimento de 65% nas vendas externas em 2015, além de aumento na taxa de conversão e do ticket médio.
 
Outro case é de uma das principais companhias de alimentos do país que também adotou as soluções da Neoway para mapear novos clientes, aumentar a penetração de mercado e otimizar o roteiro da equipe comercial, buscando aumentar sua produtividade. Desta forma, proporcionou que a equipe alcançasse o recorde histórico de vendas, crescimento de market share e aumento do ticket médio, além de retorno sobre investimento de mais de 178%.
 
Quais são os planos futuros da Neoway?
Atualmente, a companhia conta com mais de 300 profissionais e quatro escritórios no Brasil e no exterior. Entre os objetivos futuros, está a expansão para a América Latina, já que temos clientes em cinco países que tornam esse plano viável. Há também oportunidades sendo identificadas nos Estados Unidos.