“O cenário mundial da TI em 2013 será bastante desafiador, devido ao momento macroeconômico mundial ainda instável. Ao mesmo tempo, estamos no meio de uma grande revolução na experiência do usuário, e essa mudança de paradigma continuará levando o mercado brasileiro na direção do crescimento”, prevê Steve Long, presidente e diretor geral da Intel América Latina,
A grande tendência para 2013, segundo a companhia, é a universalização das novas interfaces em especial tecnologias de toque, reconhecimento de gestos e sensores. Os dispositivos que contam com estas tecnologias, como tablets, smartphones e Ultrabooks, irão se destacar ainda mais perante outros tipos de dispositivos e irão se tornar muito presentes na vida das pessoas.
O ano de 2013 também trará novidades nos tablets e smartphones equipados com processadores Intel. Os primeiros produtos equipados com processadores de 22nm para dispositivos móveis chegarão ao mercado em 2013, que melhoram o desempenho e a duração de bateria no ambiente móvel.
A multiplicação do número de dispositivos móveis por funcionário levará as empresas a investirem em infraestrutura e reforço na segurança das redes. A ultramobilidade também continua impulsionando investimentos em computação em nuvem, para facilitar o acesso dos colaboradores a informações internas da empresa e garantir maior agilidade para os negócios.
“O Brasil continua crescendo, embora em ritmo menos acelerado, e esse crescimento leva a um aumento nas necessidades de TI das empresas de todos os tamanhos. E com o avanço da ultramobilidade e uma tendência maciça de aumento dos dados dentro das corporações – o fenômeno conhecido como Big Data – esperamos um cenário de continuidade nos investimentos com servidores, data centers, software e serviços durante todo o ano de 2013”, concluiu Long.