O INPI abriu nesta segunda-feira (5/12), a consulta pública para a implantação do novo sistema eletrônico de pedido de registro de programa de computador, totalmente automatizado e com segurança jurídica. O objetivo da consulta pública, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, é dar transparência ao processo e trazer eventuais sugestões dos usuários, que serão avaliadas.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico com suas sugestões e enviar para o e-mail saesp@inpi.gov.br até o dia 3 de fevereiro. Os usuários podem baixar o formulário, assim como acessar as minutas de Instrução Normativa e do Manual do Usuário, na página das consultas públicas de patentes.
Dentre as principais mudanças no novo sistema, deve-se ressaltar que o processo será completamente eletrônico (via internet), com procedimentos mais simples, racionalização dos custos e publicação mais ágil do certificado de registro, que ocorrerá em até sete dias corridos, se não houver erro no pedido.
Com o novo sistema, baseado num formulário eletrônico assinado por certificado digital, o usuário será responsável pela guarda do software para comprovação judicial, sendo que o INPI terá em seu registro um resumo digital (código Hash), que só pode ser gerado a partir do código-fonte original. Ou seja, se o software for modificado após o registro, ele irá gerar um código diferente do que o INPI possui. Assim, o Hash garante a segurança jurídica.
Também deve-se destacar que não haverá mais depósito em papel após a implantação do novo sistema, sob a responsabilidade da Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados. A previsão de implantação é para o primeiro semestre de 2017.
Para saber mais sobre as Consultas Públicas,
clique aqui.