Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Iniciativas de Corporate Venture da Softplan são destaque em premiação nacional

13/12/2018


Empresa foi uma das três finalistas do Startup Awards na categoria Corporate
 
A Softplan, uma das principais empresas desenvolvedoras de software do Brasil e pioneira no ecossistema de TI de Santa Catarina, foi uma das finalistas da categoria Corporate do Startup Awards, na edição de 2018, iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
 
A empresa foi indicada em razão de suas atividades de Corporate Venture, tendência mundial que oferece vantagens competitivas tanto para startups quanto para grandes empresas. A modalidade consiste em um recurso para estimular a inovação, pela qual empreendimentos maiores financiam a transformação digital promovida por negócios nascentes com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio.
 
De acordo com dados de uma pesquisa promovida pela Altivia Ventures e divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2017 um total de 87 grandes empresas no Brasil, nacionais e/ou com capital estrangeiro, desenvolviam iniciativas de Corporate Venture para estimular a inovação aberta.
 
Por conta de seu pioneirismo no mercado há 28 anos, a Softplan busca constantemente se renovar, impulsionando ações em suas três unidades de negócio: justiça, gestão pública e indústria da construção. Nesta última unidade de negócio foi desenvolvido um braço denominado Construtech Ventures, cuja operação de Corporate Venture é voltada para a construção civil. Dentre as startups investidas, pode ser citado como destaque a Cote Aqui, plataforma especializada na cotação de material de construção para construtoras.
 
Outras iniciativas na área de Justiça e Gestão Pública — Referência em várias esferas do setor público, a Softplan também apoia outras ações de Corporate Venture em suas unidades de justiça e gestão pública. Nelas, destacam-se os investimentos nas startups HubMedi.co, WeGov e 1Doc. A HubMedi.co é uma plataforma que conecta médicos radiologistas a centros de diagnóstico, permitindo o trabalho desses especialistas sem restrições geográficas. Já a WeGov, por sua vez, visa empoderar e promover a aproximação interinstitucional entre os agentes públicos, além de iluminar ideias e ações que possam ser replicadas em todos as esferas e poderes. Por fim, a 1Doc desenvolveu uma plataforma digital de comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos, conectando secretarias, autarquias e departamentos aos cidadãos e empresas contribuintes.
 
Destaque em premiações nacionais como o Startup Awards, as iniciativas de Corporate Venture passaram a suprir um gargalo das organizações na busca por inovação e excelência na entrega de produtos e serviços. “Sabemos hoje que a sobrevivência das empresas estabelecidas passa pela constante transformação de seus produtos, serviços e modelos de negócio. Para turbinar o programa de inovação, além de fazê-la internamente, é preciso se abrir para a open innovation. Entendemos que o Corporate Venturing é uma aposta relevante que traz benefícios para os dois lados: as empresas estabelecidas se aproximam da inovação e diminuem o risco de serem surpreendidas por tecnologias e novos modelos de negócio, e as startups contam com recursos e expertises para acelerar seus negócios - algumas vezes até em escala global”, explica Moacir Marafon, um dos sócios fundadores e diretor executivo da unidade de Gestão Pública da Softplan.
 
Sobre a Softplan
A Softplan é uma das principais empresas de software do país, com cerca de 1,7 mil colaboradores. Atua há 28 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas: indústria da construção; saúde; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos. Site: www.softplan.com.br