23/12/2019
Raissa Moura, Gestora Jurídica de Proteção de Dados – Crédito
Tato Rocha
Executiva assume posição para criar estratégia global de proteção de dados
O Brasil está a menos de um ano para a implementação da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, e diante de tantos desafios que a nova regulamentação exige, a In Loco anuncia uma nova estrutura para a área responsável pela proteção de dados com a criação de um time jurídico exclusivo para o assunto dentro da equipe técnica de cybersegurança e infraestrutura.
Para comandar o novo time, Raissa Moura, advogada que até pouco tempo respondia pela área jurídica da In Loco, assume o cargo de Gestora Jurídica de Proteção de Dados, e passa a responder diretamente para o CSO (Chief Security Officer) e cofundador da In Loco, Lucas Queiroz.
Sob sua responsabilidade, estará a criação da estratégia global da empresa para conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade dos consumidores e a estruturação do time que já nasce com a advogada recém-contratada Daniela Cabella, analista sênior de proteção de dados e privacidade, a estagiária em direito Lara Ferraz, além do apoio de consultores especializados no tema.
"A nova realidade mundial sobre a questão de proteção de dados exigirá que as empresas sejam rigorosamente assertivas, ágeis e alinhadas nas questões éticas e jurídicas relacionadas ao tema", explica Lucas Queiroz, CSO da In Loco, que complementa: "Chegamos a conclusão de que a maneira mais eficiente para atuarmos era unir os conhecimentos jurídicos e técnicos em um time só".
Os desafios do time que Raissa Moura está montando em São Paulo e Recife vão muito além da LGPD. A In Loco que, em junho, recebeu aporte de R$ 80 milhões, já está atuando nos Estados Unidos e em breve deve ir para outros mercados. Na nova estrutura, a área atuará em quatro pilares: Estratégia em Privacidade, Compliance, Advocacy e Relações Institucionais.
"A In Loco foi criada com uma visão e propósito claros: queremos aliar conveniência e privacidade na Era da Internet das Coisas. Para cumprir o que nos propomos, o tema da privacidade precisa ser vivo, discutido e aperfeiçoado diariamente dentro de todo e qualquer fórum estratégico ou tático da empresa. Por isso, demos a Raissa o desafio de criar e conduzir um time que pensará exclusivamente em como toda a empresa pode ser cada dia mais eficiente na proteção da privacidade dos usuários", finaliza André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco.