13/03/2017
Em alinhamento com a estratégia global, a IBM Brasil criou a unidade de negócios Soluções Brasil, que contempla cinco imperativos estratégicos da empresa – Computação Cognitiva, Segurança, Analytics, Mobilidade e Social.
A nova organização será liderada por Marcelo Braga, que assume a posição de vice-presidente de Soluções da IBM Brasil. Braga foi responsável pela área de software e está na IBM há 19 anos. Possui larga experiência em planejamento e definição de estratégias para relacionamento e vendas de soluções de tecnologia da informação a clientes corporativos, especialmente no setor público e financeiro. Formado e pós-graduado em Tecnologia da Informação, também possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, MBA em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão pelo IBMEC.
Dentro do hub de Soluções, a área de Watson – que representa o imperativo Computação Cognitiva - será liderada por Guilherme Araújo. O executivo estará à frente da adoção da plataforma de serviços cognitivos da IBM. Araújo era líder de Segurança no Brasil. Iniciou sua carreira no mercado financeiro como trader de derivativos e trabalhou seis anos na IBM Brasil, onde ocupou diferentes cargos de gestão na área de infraestrutura. Antes de retornar à empresa, há cerca de um ano, foi sócio de uma startup de Serviços em Cloud e trabalhou na BMC Software em posições de liderança na América Latina. É formado em administração de empresas pela FGV-SP, com pós-graduação em Gestão de TI e MBA em gestão de vendas.
João Paulo Lara Rocha assume a área de Segurança da IBM Brasil. Rocha traz em sua bagagem grande experiência no setor, onde atua há mais de 17 anos. Anteriormente, liderava na IBM as ofertas de gerenciamento de identidade e acesso na América Latina, apoiando as demandas de negócios e o cumprimento das regulações. Ele é formado em Processamento de Dados pela Cesubra (Centro Universitário Planalto do Distrito Federal), pós-graduado em Segurança de Redes de Computadores e mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.
A área de Watson Customer Engagement - que engloba o imperativo de mobilidade - será comandada por Claudio Santos. Anteriormente, o executivo atuava como diretor de clientes. Santos está na IBM há 19 anos e tem profundo conhecimento do mercado varejista. Ele é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas com MBA em varejo pela FIA/USP, além de ter participado do Programa de Business Insight da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Também possui especialização em Gestão financeira e Varejo pela Universidade de Bocconi, na Itália.
As áreas de Analytics e Collaboration Solutions – do pilar Social – continuam sendo lideradas pelos executivos Paschoal D’Auria e Sidney Sossai, respectivamente.