Hackatruck vai ensinar programação iOS a estudantes

03/11/2015

IBM Brasil e Flextronics  criam laboratório itinerante para capacitação de jovens

A IBM Brasil e a Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e com colaboração da Apple, acabam de inaugurar o projeto Hackatruck, um laboratório itinerante que tem por objetivo capacitar estudantes de instituições de ensino duperior de Tecnologia da Informação em programação SWIFT para plataforma iOS. Até o momento, 11 instituições, distribuídas por diversas regiões do Brasil, participam da iniciativa, que visa capacitar 500 alunos ao longo de 10 meses. A PUC-Campinas é a primeira universidade a receber o projeto.

O laboratório digital móvel conta com sala de aula, dispositivos e aplicativos de última geração armazenados na nuvem IBM. Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolverão atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para iOS. Além do curso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.

Depois de Campinas, o Hackatruck passará por  São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Campos e Brasília (confira no site o itinerário completo). Serão três semanas em cada uma das instituições de ensino superior parceiras treinando 28 alunos por período (manhã e tarde), em quatro horas de curso por dia, totalizando 60 horas. Ao final, os alunos receberão um certificado de participação. Os estudantes devem realizar prova do EAD para se inscreverem no curso.