Google divulga os vencedores do Desafio de Impacto Social 2016

24/06/2016

O Google revelou os nomes dos cinco vencedores do Grande Prêmio do Desafio de Impacto Social 2016, competição organizada pelo Google.org com o objetivo de identificar projetos inovadores que utilizam a tecnologia para a mudança social. As ONGs e os projetos selecionados são:

ITS-Rio (região Sudeste): plataforma para empoderar cidadãos no debate e na criação de políticas públicas

Vetor Brasil (região Centro Oeste): portal para conectar jovens a cargos públicos de alto impacto

Arredondar (região Sudeste): solução para transformar toda compra em uma oportunidade de doação para ONGs

IPAM Amazônia (região Norte): plataforma para ajudar comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas

Transparência Brasil (região Nordeste): projeto para monitorar os gastos públicos na infraestrutura escolar

O anúncio aconteceu em um evento no qual 10 ONGs finalistas, selecionadas entre mais de 1000 inscritas,  apresentaram suas ideias para uma bancada de juízes composta por personalidades do mundo sem fins lucrativos, dos setores artístico e cultural: a atriz e apresentadora Regina Casé; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; Walela, que veio representar seu pai, o chefe Almir, líder do povo indígena Paiter Suruí; Adriana Varejão, artista plástica brasileira e Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org. Os juízes anunciaram quatro vencedores que receberão R$ 1,5 milhão cada. A estrela do futebol Marta, que não pôde comparecer ao evento, também participou da seleção dos vencedores.

O quinto Grande Prêmio foi escolhido pelo público em uma votação aberta realizada no site do Desafio entre os dias 23 de maio e 13 de junho. Com mais de um milhão de votos, o prêmio foi entregue à Transparência Brasil pelo desenvolvimento de um aplicativo que monitora os gastos públicos na região Norte em infraestrutura escolar.

Os cinco finalistas restantes também não vão para casa de mãos vazias. Cada um ganhará uma quantia de R$ 650.000 para colocar seus projetos em prática. São eles:    Themis (região Sul), app que fornece conhecimento e ferramentas para trabalhadoras domésticas.; WWF-Brasil (região Norte), projeto de rastreamento coletivo para impedir a propagação de doenças como zika e dengue; Inovagri (região Nordeste), sistema que ensina agricultores a não desperdiçar água;   Aliança da Terra (região Centro Oeste), ferramenta para conectar pequenos agricultores às informações que eles precisam para melhorar seus negócios; e     Centro de Valorização da Vida (região Sul), app que torna o apoio emocional acessível para pessoas em momentos difíceis.

Todas as dez organizações receberão assistência técnica do Google, bem como mentoria da ponteAponte, uma empresa social especializada no desenvolvimento de projetos. Esta é a segunda que o Desafio é realizado no Brasil. "O resultado foi surpreendente. As inscrições cresceram 40%, provando que as soluções baseadas em tecnologia estão sendo desenvolvidas em todo lugar para combater de maneira inovadora uma grande variedade de problemas", comemora diz Jacquelline Fuller, diretora do Google.org.