Gerenciar bem o tempo é uma competência essencial

20/10/2016

Palestrante Ricardo Jucá mostra como aprimorar
a produtividade pessoal com o modelo D.O.N.E.

Tempo é um ativo escasso e existem sempre mais trabalho e atividades para serem executadas do que horas disponíveis. A partir dessa realidade, Ricardo Jucá, palestrante e sócio da empresa Atingire, destacou que as pessoas devem assumir o protagonismo na gestão do seu tempo. O evento, exclusivo para os associados da ABES e que integra o calendário de comemoração dos 30 anos da entidade, aconteceu no dia 19 de outubro, em São Paulo, e reuniu um grupo entusiasmado de participantes.

Jucá falou da relevância de se estabelecer as metas com clareza, preparar a lista de tarefas - de curto, médio e longo prazos - e, principalmente, definir as prioridades e executar sem afobação. Uma das dicas foi a de adotar aplicativos de gerenciamento de tarefas, que o palestrante chama de “cérebro externo”. Trata-se de uma importante ferramenta no fornecimento de uma visão global das atividades, que permite planejamento do dia a dia e gerenciamento do trabalho inesperado, que sempre aparece.

Método D.O.N.E

O método D.O.N.E., apresentado e desenvolvido por Jucá e os demais sócios da Atingire, é formado por quatro passos sequenciais, que se repetem num ciclo contínuo: Direcionar, Organizar, Nomear e Executar.

O direcionar é a etapa inicial, na qual as pessoas devem definir de forma clara os direcionadores do seu trabalho: propósito, visão, valores e, em especial, as metas. “Com os direcionadores claros, para sermos produtivos precisamos constantemente organizar as possibilidades de trabalho”, ponderou Jucá.

Em seguida, é hora de nomear as escolhas, ou seja, de priorizar as coisas. “Esta talvez seja a etapa mais importante do método, que envolve organizar e nomear. São vários os problemas que atacamos aqui: aprendemos a lidar com coisas que não são importantes; com o equívoco de se trabalhar em algo, sem antes definir o resultado esperado; entendemos quais são as ações ineficientes para se atingir um objetivo; e vemos o desperdício de horas, quando as pessoas insistem em fazer várias coisas ao mesmo tempo e sem foco”.

Finalmente, o passo seguinte é executar as ações priorizadas, pois nada do que se fez até este ponto vai valer alguma coisa se não se executar de fato o planejado. Não se deve perder o foco ou desviar a atenção com os chamados “desperdiçadores de tempo” (e-mails, reuniões longas e interrupções, como as redes sociais).

Participantes elogiaram o evento

Fernanda Sartori, gerente de negócios da MS Tech, aprovou o evento e disse que a forma de condução da apresentação trouxe exemplos muito reais do dia a dia. “Aprendemos um instrumento prático, uma ferramenta que conseguiremos implementar em nossa rotina rapidamente”, observou. Ting Yang, diretor da SA – Softing Applications, avaliou positivamente a palestra e declarou que conseguiu identificar processos e atitudes ineficientes e, ao mesmo tempo, obteve sugestões para sistematizar um pouco mais a sua forma de trabalho.

A próxima palestra acontecerá no dia 09 de novembro e será sobre Gestão Financeira. Acompanhe no portal e nas redes sociais da ABES a divulgação de mais informações sobre esse evento.