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Gartner prevê crescimento mundial de 59% em dados móveis

10/08/2015
 

Dados móveis deverá chegar a 52 milhões de terabytes

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, estima que o tráfego global de dados móveis deverá chegar a 52 milhões de Terabytes (TB) em 2015, o que representa um aumento de 59% em comparação com o ano passado. O crescimento acelerado continuará até 2018, quando os níveis poderão atingir 173 milhões de Terabytes.
 
Analistas do Gartner aconselham as prestadoras de serviços de comunicação (Communication Service Providers – CSPs) a reconsiderarem seus limites de dados móveis para satisfazer as necessidades dos clientes e obter participação de mercado. "O tráfego está aumentando em todo o mundo, e mais que triplicará até 2018. Conexões novas e rápidas de dados móveis (3G e 4G) crescerão mais lentamente – de 3,8 bilhões em 2015 a 5,1 bilhões em 2018", afirma Jessica Ekholm, Diretora de Pesquisas do Gartner.
 
No terceiro trimestre de 2014, o Gartner conduziu uma pesquisa sobre aplicativos móveis e perguntou a 1.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos e a 1.000 na Alemanha sobre seus hábitos de uso de aplicativos móveis. "Os dois países apresentam mercados maduros e distintos, a partir dos quais podemos realizar boas comparações sobre estratégias de CSPs e seu impacto sobre o comportamento geral dos consumidores", diz Ekholm.
 
Quando questionados se esperam até chegar a uma área com Wi-Fi para baixar um aplicativo, ou assistir conteúdos de vídeo por transmissão, 54% dos alemães responderam que sim, contra somente 36% dos entrevistados americanos. Isso acontece pois 43% dos usuários dos Estados Unidos se sentem pouco restringidos por seus planos de dados, enquanto apenas 20% dos usuários alemães relatam o mesmo.
 
Mais limite de dados e mais tempo no YouTube
 
Segundo o Gartner, as CSPs devem criar e vender planos de dados com limites mais elevados para aumentar sua participação no mercado em expansão. "Com o percentual do uso de vídeo subindo dos 50% atuais para 60% do uso total de dados até 2018, devemos esperar que as CSPs ofereçam a melhor experiência de vídeo possível aos seus clientes. Isto inclui o uso de tecnologias de otimização de vídeo e treinamento de conteúdo mais próximos ao consumidor”, afirma Jessica Ekholm, Diretora de Pesquisas do Gartner.
 
A pesquisa também mostrou que famílias com crianças estão impulsionando o uso de vídeo em celulares, fato reforçado pelas CSPs, que fornecem planos com compartilhamento de dados disponível entre dispositivos. A transmissão de vídeos em redes de celular não atende apenas a crianças e jovens. O que ocorre é o contrário: nos Estados Unidos, 47% dos adultos entre 45 e 54 anos assistem a 15 minutos ou mais de vídeos em aplicativos móveis por transmissão em redes de celular a cada acesso, enquanto somente 40% dos jovens entre 18 e 24 anos fazem o mesmo.
 
"Os resultados também mostraram que o YouTube é cada vez mais utilizado para assistir a vídeos em transmissão por períodos mais longos, ao invés de ser usado somente em intervalos breves", diz a Diretora de Pesquisas do Gartner. Há uma pequena diferença entre a porcentagem de usuários americanos de smartphones que usam o YouTube por menos de cinco minutos e os que usam o canal por 30 minutos ou mais.
 
"A chave para obter crescimento de receita em longo prazo para as CSPs está em como comercializar e vender eficientemente planos de dados mais caros com limites de dados elevados ou ilimitados aos seus clientes. As evidências estão no fato de que, uma vez que os clientes adquirem um plano maior, seus hábitos de uso mudam significativamente, resultando em benefícios para as CSPs. Isso evidencia a demanda acumulada, e uma oportunidade para as CSPs que puderem criar o pacote certo", finaliza a diretora.