O GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), divulgou os resultados da 26ª edição da Pesquisa Anual Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas.
A pesquisa foi realizada em 6 mil grandes e médias empresas com 2.340 respostas válidas. O GVcia é considerado um centro de referência na área e traz em suas pesquisas números inéditos e interessantes, retratando o cenário atual e as tendências desse ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos.
O estudo foi realizado pelo professor Fernando S. Meirelles, professor titular de TI da FGV-EAESP. Um resumo dos resultados está disponível em:
http://eaesp.fgvsp.br/sites/eaesp.fgvsp.br/files/arquivos/pesti-gvcia2015ppt.pdf.
Destaques da pesquisa
· Pela 1ª vez em 30 anos, caiu a venda anual de computadores, queda de 10% em 2014 para 20.400.000. Para 2015, a FGV estima 22 milhões, cresce 8%, mais da metade tablets.
· Segundo a pesquisa da FGV, hoje existem 152 milhões de computadores em uso no Brasil: 3 computadores para cada 4 habitantes (75% per capita), 24 milhões são tablets.
· Smartphones em uso acabam de ultrapassar computadores em uso no Brasil, ambos com uma densidade de 75% per capita, em maio de 2015.
· São 306 milhões de dispositivos conectáveis a Internet no Brasil (152 mi de computadores e 154 mi de smartphones), isto é, 3 dispositivos para cada 2 habitantes!
· O Gasto e Investimento em TI cresceram para 7,6% da receita das empresas.
· O Custo Anual por Usuário (Gastos e Investimentos em TI no ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 29.100,00.
· Faz 20 anos que a Microsoft domina a estação de trabalho com Windows, Office e Explorer, respondendo por mais de 90% do uso.
· Nos próximos dois anos, teremos um computador por habitante: 208 milhões em 2017/8.
· O Brasil, está acima da média mundial por habitante em computadores, TVs e telefones.
· TVs no Brasil: 104% per capita, mais de 1 por habitante (36% acima da média mundial).
· Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle têm 82% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores.
· A Inteligência Analítica é responsável por parte significativa dos lucros de grandes fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft e IBM, nesta ordem, são os líderes com 83%.
· Novos indicadores de uso de TI setoriais, como Custo Anual de TI por Leito em Hospitais.
· Nas indústrias de capital aberto, durante a última década, para cada 1% a mais de Gasto e Investimento em TI, depois de 2 anos, o lucro aumentou 7%.