02/10/2017

Fundação Vanzolini amplia uso da tecnologia de Web Conferência Colaborativa da Adobe. A aquisição da tecnologia Adobe Connect já havia ocorrido em 2014, mas a parceria com a ENG já existia em função da aquisição de outras soluções da Adobe, como por exemplo, Dreamweaver, ColdFusion, entre outras, remonta o ano de 2000. Além de fornecer as tecnologias da Adobe, a ENG também faz a capacitação do pessoal da Fundação Vanzolini, garantindo produtividade e qualidade no uso dessas tecnologias.

O Adobe Connect utilizado pela Fundação tem a funcionalidade de reuniões, aulas e seminários interativos ao vivo, através da Internet. Além dos usos de chats, enquetes, transmissão de materiais, áudio e vídeo, publicação de arquivos para download etc; tudo de maneira integrada e independentemente do ambiente: Desktop, Tablets e Smartphones.

A utilização do Adobe Connect facilita e amplia a comunicação entre todos os agentes educacionais envolvidos nas diversas iniciativas de programas de formação e cursos das diversas Pastas em benefício, inclusive, dos processos de aprendizagem.

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini, mais especificamente em seu segmento de serviços GTE - Gestão de Tecnologias em Educação -  é responsável pela concepção, desenvolvimento, implementação e acompanhamento de programas educacionais envolvendo soluções em EAD e produção em Multimeios. Nestes projetos são empregadas diversas soluções tecnológicas em apoio a iniciativas de comunicação. As equipes técnicas pesquisam, testam e aplicam soluções de mercado nesse segmento, o que se estende à linha de produtos ADOBE.

No momento, o principal projeto em andamento com o uso do Adobe Connect, decorrente de cessão gratuita de utilização da licença pela Fundação Vanzolini à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, tem como foco a capacitação em serviço de milhares de professores e outros agentes da área de educação em mais de 5.000 escolas. A ferramenta, que será utilizada de forma sistêmica associada a outras soluções tecnológicas, permitirá principalmente a orientação e capacitação de grupos de professores visando à melhoria de processos ensino-aprendizagem em áreas especificas do conhecimento.

As demais soluções Adobe utilizadas pela Fundação Vanzolini, implementadas pela ENG DTP & Multimídia, mais recentemente, são  Adobe Captivate e     Adobe Creative Cloud (com destaque para o Animate – substituto do Flash).

A ENG DTP & Multimídia recebeu da Adobe o Prêmio de Melhor e Maior Trabalho em Educação, baseado nas tecnologias Adobe e destinado a universidades e escolas do mercado brasileiro.