Ford lança programa aberto para desenvolvimento de aplicativos móveis

A Ford anunciou na CES 2013, o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva. O Programa Ford Developer vai fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas necessárias para a integração de seus programas ao sistema multimídia SYNC da Ford. O objetivo é incentivar a criação de experiências inovadoras dentro dos veículos, usando o comando de voz e outros recursos do sistema.

"O Ford Developer Program traz uma mudança radical no modo como inovamos e adicionamos valor aos nossos veículos durante todo o seu período de uso", diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Global de Produto da Ford. "Abrir o carro aos desenvolvedores permite a criação de aplicativos que ajudarão nossos produtos a se manterem atualizados e a agregar novas funções e valor para os nossos clientes."

A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink. O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.

O programa da Ford é similar aos de empresas de tecnologia, como Apple, Google e Facebook. Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site www.developer.ford.com e baixar o kit AppLink SDK. Ele contém a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz. Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.