O Departamento de Segurança (Deseg) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançou a
Cartilha de Boas Práticas em Segurança Cibernética, com orientações a empresas para evitarem fraudes e ataques cibernéticos. A publicação foi distribuída aos participantes do Congresso Nacional de Segurança Cibernética, organizado na sede da entidade ao final de março.
A cartilha orienta sobre como proteger dados, documentos e finanças manipuladas virtualmente, incluindo a implantação de regulamento e termos de uso dos sistemas, classificação e perfis de usuários, utilização de e-mails corporativos, uso de mídias sociais, cuidados ao disponibilizar instrumentos eletrônicos - como notebook, tablets e telefones - e uso da internet.
Citados no caderno, dados da Kaspersky Lab, empresa especializada em produtos de proteção cibernética, informam que no Brasil, durante a Copa do Mundo e no segundo semestre de 2014, foram registradas 87,5 mil tentativas de infecção de vírus com objetivo de fraude financeira e mais de 365 mil com foco em dispositivos móveis.
Segundo o diretor do Deseg, Rony Vainzof, ameaças cibernéticas representam hoje um dos maiores problemas enfrentados por empresas que utilizam a internet para a comunicação com a cadeia de interesses do negócio e mantém expostas as informações. "Além da rapidez do trabalho, é importante avaliar os riscos, mudar os hábitos na rede e investir em ferramentas que garantam mais proteção às informações", explica.
Clique aqui para baixar a cartilha.