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Febraban divulga pesquisa sobre segurança bancária

27/04/2015



Meios digitais se consolidam nas transações bancárias
 
Mais da metade (52%) das transações bancárias no Brasil em 2014 foi realizada via internet e mobile banking. Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, que mostra a evolução da indústria bancária nacional, as principais tendências do setor e os investimentos em tecnologia. Segundo o estudo, atualmente 47% das contas ativas no País (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.
 
Em mobile banking, houve um crescimento significativo no volume de movimentações financeiras em 2014 quando comparado ao ano anterior. Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou um aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.
 
Já em relação à internet banking, a pesquisa apontou um crescimento de 8% do número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações. A contratação de crédito por esse meio também teve alta de 20%, totalizando  40 milhões.
 
Mesmo com as altas porcentagens de incremento, ainda há muito potencial a ser explorado, já que internet e mobile somam 20% do volume de operações com movimentações financeiras. “A consolidação do uso dos canais digitais é resultado de um investimento muito grande da indústria para garantir um ambiente seguro e oferecer interfaces cada vez mais amigáveis, melhorando assim a experiência dos clientes, ao mesmo tempo em que reflete o momento atual vivido pelo Brasil, no qual a melhoria do acesso à internet e a alta penetração dos smartphones, que deve chegar a 41% em sete anos, também possibilitam que os usuários tenham uma infraestrutura adequada para utilizar esses meios”, explica Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban.
 
Papel das agências
 
Mesmo com o uso de diferentes canais para a realização de transações, as agências bancárias continuam sendo importantes no novo contexto. “As agências, de fato, ganham um novo papel no atual cenário e passam a ser mais consultivas. Muitos clientes procuram seus gerentes para saber mais sobre novas oportunidades de investimento e serviços que podem ser contratados, com base em seus perfis”, destaca Fosse.
 
Essa tendência é reforçada pelo crescente número de agências bancárias em todo o País, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram um aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional.
 
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam níveis semelhantes de penetração por agência, cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA).
 
Investimentos
 
O estudo revelou também que, em 2014, as despesas e investimentos em tecnologia pelos bancos foram de R$ 21,5 bilhões. Os investimentos continuam crescendo acima da taxa de inflação (11% ao ano). Os gastos com TI das instituições financeiras representam 18% da totalidade das indústrias do País no ano passado e estão em paridade com países como Estados Unidos e França.
 
O desenvolvimento de softwares apresentou no ano passado o maior incremento em volume de investimento (16%), seguidos por hardware (6%), telecom (2%) e outros (1%). Esse movimento reforça a preocupação dos bancos com a prestação de serviço e com a experiência do cliente para oferecer mais eficiência e comodidade em seus canais de atendimento.
 
“O desafio do setor é planejar esse investimento de forma adequada, balanceando eficiência e experiência do consumidor por meio de uma plataforma integrada de canais e de ofertas aos clientes”, complementa o executivo.
 
A Pesquisa
 
Realizada há 23 anos em 2014, esta edição da pesquisa foi realizada em parceria com a Strategy&. “Este ano, o estudo mostrará alguns aspectos importantes como a experiência do usuário, a evolução dos canais, big data e segurança, temas que também serão destaque na 25ª edição do Ciab Febraban”, afirma o executivo.
 
Para a realização da pesquisa,  95% do setor bancário relacionado ao número total de agências foi consultado, o que representa mais de 90% do total de ativos do setor, o equivalente a 20 das instituições financeiras mais representativas que operam no Brasil. Além disso, foi complementada com dados de outras associações e órgãos governamentais, inclusive internacionais, para incorporar questões importantes de forma a ampliar e aprofundar a análise dos dados.
 
Para conferir o relatório completo clique aqui.