Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Estudo do Gartner revela que investimentos em Big Data estão crescendo, porém menos organizações planejam gastar

12/12/2016
 

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, afirma que os investimentos em Big Data continuam aumentando, porém mostram sinais de contração de acordo com seus estudos recentes. Pesquisa realizada pela empresa revela que 48% das empresas investiram em Big Data em 2016, um aumento de 3% em comparação a 2015. No entanto, a quantidade de organizações que planejam investir em Big Data nos próximos dois anos diminuiu de 31% para 25% no mesmo período. A pesquisa online foi realizada em junho de 2016 entre membros do Ciclo de Pesquisa do Gartner. No total, 199 membros participaram e compartilharam seus planos de investimento.
 
"O investimento em Big Data está aumentando, porém o estudo mostra sinais de desaceleração desse crescimento, com menos empresas com a intenção futura de investir em Big Data. Não se trata do Big Data em si, mas de como ele é usado. Embora as organizações tenham entendido que o Big Data não se trata apenas de uma tecnologia específica, elas precisam evitar pensar sobre ele como um esforço separado", explica Nick Heudecker, diretor de Pesquisas do Gartner.
           
Big Data é uma coleção de diferentes tecnologias e práticas de gerenciamento de dados que permite o uso de múltiplas formas de Analytics. As organizações estão se distanciando de noções vagas de dados e Analytics e caminhando para a solução de problemas específicos de negócios que os dados podem abordar. "Seu sucesso depende de uma estratégia holística em torno de resultados de negócios, equipe especializada, dados e infraestrutura", completa Heudecker.
 
Realizar projetos de Big Data é um desafio
           
Enquanto quase 75% dos entrevistados afirmaram que sua organização investiu ou planeja investir em Big Data, muitos permanecem presos na fase piloto. Apenas 15% das empresas relataram realmente implantar seu projeto de Big Data, índice que praticamente não mudou em comparação a 2015 (14%).
          
 "Uma explicação para isso é que os projetos de Big Data parecem estar recebendo menos prioridade nos orçamentos do que iniciativas de TI concorrentes", afirma Heudecker. Apenas 11% dos entrevistados de organizações que já investiram em Big Data classificaram esse investimento como tão ou mais importante do que outras iniciativas de TI, enquanto 46% afirmaram que era menos importante.
          
 "Isso pode acontecer devido ao fato de que muitos projetos de Big Data não têm um retorno sobre o investimento (do inglês Return on Investment - ROI) tangível que pode ser determinado antecipadamente. Outro motivo pode ser que a iniciativa de Big Data seja parte de um projeto financiado maior. Isso se tornará mais comum conforme o termo ‘Big Data’ enfraquecer e o padrão continuar sendo lidar com conjuntos de dados maiores e de tipos variados", explica Heudecker.
            
Outro fator a considerar é a falta de liderança de negócios eficaz ou de envolvimento em iniciativas de dados. Muitas vezes, os testes e experimentos são construídos com tecnologias e infraestrutura ad-hoc que não são criadas com a confiabilidade de nível de produção em mente.
           
"Quando se trata de Big Data, muitas organizações ainda se encontram em fase de construção. A industrialização e as garantias de desempenho e estabilidade que vêm com essa tecnologia ainda precisam penetrar na maneira de pensar sobre Big Data", completa Jim Hare, diretor de Pesquisas do Gartner.