13/11/2013
Estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções e consultoria de Recursos Humanos, especializada em Tecnologias de Informação, relaciona o déficit de profissionais de TI às novas exigências das empresas, que buscam profissionais que, além de compreender as necessidades técnicas da companhia e conseguir traduzir em ferramentas de TI, tenham visão estratégica do negócio, seus diferenciais e como os potencializar.
“São profissionais da área de TI atuando cada vez mais em gestão e contribuindo com seu conhecimento do negócio como um todo para alavancar os resultados. O papel do profissional desta área nunca esteve tão estratégico”, afirma Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies.
Segundo o executivo, o perfil desse profissional pode ser definido como um “analista de negócios funcional de TI”, pois é essencial conhecer as necessidades e processos da empresa e ir além: compreender como sua posição à frente da tecnologia da informação da empresa pode agregar para desenvolver o negócio.
Para a demanda do mercado, Costa explica que os profissionais devem buscar técnicas de liderança, motivação e resolução de conflitos, além de levantamento de processos e requisitos funcionais. É fundamental entender os diferenciais da companhia em que se atua e como sua área pode ajudar a criar uma vantagem competitiva para o negócio. “É preciso sair do TI transacional para um profissional de TI que desenvolva projetos e forneça ferramentas que colaborem para o business da empresa”, recomenda.
Os profissionais precisam desenvolver capacidades de comunicação e serem capazes de criar empatia, desenvolver bem suas relações com seus colegas e com as outras instâncias da empresa, conseguindo traduzir e justificar para as demais áreas suas ações frente à companhia.