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Estudantes mineiros se classificam para a final mundial da Imagine Cup

16/06/2016
 

A equipe Tower Up, formada pelos estudantes da PUC-MG Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, é a vencedora da etapa brasileira da Imagine Cup 2016, a copa do mundo de tecnologia da Microsoft, que chegou à sua 14ª edição. O grupo de Belo Horizonte venceu a competição com o game “O Sonho de Jequi”, um jogo de aventura que tem como principal objetivo desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil.
 
Os estudantes concorreram com mais de 1.600 participantes na fase nacional. De 26 a 29 de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, o time brasileiro vai competir com projetos de mais de 100 países ao prêmio de 50 mil dólares.
 
Voltado para crianças de 5 a 10 anos, o jogo demorou cerca de um ano para ficar pronto e tem cenários característicos do Vale do Jequitinhonha. A arte 3D do game foi pintada em aquarela pelos próprios integrantes da equipe e usa como referência o artesanato da região. Já a trilha sonora é do artista Rubinho do Vale. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha com o personagem Jequi e seu objetivo é coletar água, já que a seca é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores da região.
 
Ao final de cada fase do game educativo é apresentada uma tela com a realidade do Jequitinhonha e o jogador tem a opção de fazer uma doação em dinheiro para ajudar as pessoas que vivem nas zonas áridas de Minas Gerais. A ideia é que os recursos sejam destinados para a criação de cisternas de água e apoiar a ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.
 
Localizado no Norte de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha é uma das regiões mais pobres do Brasil. Em 1974, a ONU classificou a região como “O Vale da Miséria”. Após 42 anos, o IBGE aponta que 47% da população ainda vivem em situação precária. O “Sonho de Jequi” tem o objetivo de dar maior visibilidade à situação da região e incentivar crianças a serem mais conscientes e colaborativas, engajando os pais e responsáveis na campanha de doação.
 
“Descobrir talentos como este grupo de Minas Gerais é o que faz o sucesso da Imagine Cup há 14 anos, uma competição que reforça o apoio à educação e ao empreendedorismo como um compromisso da Microsoft com o Brasil. Além de combinar natureza, com cultura regional em uma bela concepção artística e trilha musical, o jogo ainda permite que os jogadores contribuam com projetos sociais no Vale do Jequitinhonha -  tenho certeza de que o Sonho de Jequi representará muito bem o país na final mundial”, afirma Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologia da Microsoft Brasil.
 
Projeto em Azure de Recife também vai para o mundial
 
No desafio online Hello Cloud da Imagine Cup, competição extra que incentiva o desenvolvimento de projetos em nuvem, a campeã é Deborah Mesquita, de 25 anos, que cursa o último ano de Ciência da Computação da Universidade Federal de Recife (UFPE). Ela também se junta à comitiva brasileira que estará presente na final da Imagine Cup na sede da Microsoft nos Estados Unidos.
No tema Azure Machine Learning, Deborah desenvolveu o Super Family, um puzzle de operações matemáticas para crianças. O jogo educativo pode ser moldado de acordo com a curva de aprendizagem de cada criança e se adapta ao ritmo de cada jogador.
 
Tradição brasileira na Imagine Cup
 
Mais de 200 mil brasileiros já participaram da Imagine Cup e, em dez das quatorze edições, as equipes nacionais receberam reconhecimento. O Brasil foi o grande vencedor da última edição, em 2015, com o time E-FitFashion, da Universidade de São Paulo, na principal categoria, com o software “Clothes for Me”, que tem o objetivo de simplificar o processo de compra on-line de roupas sob medida.
 
A Microsoft criou a Imagine Cup em 2003 com o objetivo de inspirar jovens de todo o mundo a aprimorarem a forma como vivemos por meio do uso da tecnologia. Os alunos das mais variadas disciplinas colocam nos seus projetos toda a criatividade e conhecimento na competição.