Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Estado de São Paulo apresenta as políticas públicas e de incentivo à inovação e modernização das empresas

Nesta segunda (18/11), a ABES promoveu um encontro dos seus associados com representantes do Governo do Estado de São Paulo para debaterem os atuais mecanismos governamentais de fomento à inovação e modernização das empresas, que beneficiam companhias de todos os portes e regiões do estado.



André Favero, subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu o encontro e falou sobre as iniciativas do governo estadual para fortalecer a interação com o setor de TI, que tem um papel transversal de apoio aos demais setores econômicos.

Um dos pontos destacados foi a atuação do Centro Paula Souza, que coordena os cursos das ETECs e Fatecs, na formação de pessoas para atuarem com tecnologia e disse que a ABES pode contribuir na curadoria dos cursos, seja na renovação da grade das disciplinas ou na apresentação de propostas para novos cursos. Ele citou como exemplo as parcerias em andamento com a AWS, Totvs e SAP.

Outro destaque de Favero foi a criação do IPT Open Experience, uma iniciativa que abriu o campus da instituição para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem de hubs, envolvendo startups, empresas, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente. Uma outra novidade é a instalação do escritório de negócios em Shangai (China) que proporciona diferentes serviços para empresas interessadas em negócios na segunda maior economia do mundo. Apresentação pode ser acessada neste link

Já Ricardo Dalceno, Consultor de Negócios da Desenvolve SP, apresentou as linhas de crédito e modalidades oferecidas pela agência de financiamento estadual, como o Crédito Digital, que fornece capital de giro e desburocratiza o acesso ao crédito para empresas de pequeno porte. O órgão oferece ainda financiamento para aquisição de equipamentos, de software e desenvolvimento de tecnologias de informações, entre outros itens financiáveis, e para projetos de modernização em geral, que envolva compra de veículos, móveis, reformas etc.

“A Desenvolve SP é diferente dos bancos comerciais. Somos um banco para o empreendedor, no qual não é necessário abrir conta, os financiamentos têm prazo de até 10 anos para pagar e carência de até 2 anos”, explicou Dalceno. Ele informou que os interessados contam com o apoio de consultores para orientá-los no processo de solicitação do financiamento e que as informações estão disponíveis no site https://www.desenvolvesp.com.br/.

A assistência que o governo tem proporcionado para a inovação e desenvolvimento dos negócios está alinhada com a meta de manter São Paulo na liderança do ranking nacional de competitividade por estado, fortalecendo a economia local, que é uma das mais fortes da América Latina.