14/08/2014
Palestras integraram a 4ª edição da ABES Software Conference
Computação em nuvem, Internet das Coisas e a terceira onda da Internet foram foram os temas abordados no terceiro painel da ABES Software Conference 2014
, realizada no dia 13 de agosto, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Lauro de Lauro, CEO da Dualtec, abordou o tema “Seu produto está pronto para a nuvem?”. Com sólida experiência em Cloud Computing, Lauro analisou que as ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS) estão em franca em evolução com players fortes e novas plataformas de orquestração sendo lançadas, mas a maturidade das aplicações ainda é o principal problema para a utilização plena dos recursos de nuvem. “SaaS não é apenas saber como a aplicação se comporta, mas principalmente entender os requisitos de negócios. Migrar seu produto para SaaS é mais complexo para você e torna tudo mais simples para o seu cliente”.
Em uma apresentação muito didática e com várias orientações aos empresários, o executivo explicou detalhadamente os oito desafios que uma empresa tem à sua frente para preparar seu produto para a nuvem. E prognosticou: “Nos próximos anos, a maioria dos produtos de software vão se tornar um serviço”.
O painel contou também com a participação de João Neves dos Santos, membro e fundador do Fórum Brasileiro de IoT, que falou sobre as definições e os movimentos mundiais focados na Internet das Coisas. Ele enfatizou a nova infraestrutura necessária da Internet convencional para conectar com os objetos, garantindo a comunicação entre o mundo real e o virtual, e apresentou cases, oportunidades e desafios para a área de software e serviços. “Na Comunidade Europeia, há mais de uma década, a IoT foi inserida na estratégia de pesquisa e existem vários projetos que reúnem pesquisadores de diferentes países em andamento”, informou. No Brasil, o palestrante citou projetos de smart cities em curso em municípios de São Paulo: Aparecida do Norte, Águas de São Pedro e São José dos Campos. “IoT não pode ser tratada apenas como uma tecnologia, pois ela envolve um conjunto de tecnologias convergentes e um trabalho de pesquisa multi e interdisciplinar”, ponderou Neves.
Gerson Schmitt, CEO da Clicbusiness Software, versou sobre o tema “A terceira onda da internet”. Schmitt, que também preside o Conselho Deliberativo da ABES, descreveu a chamada primeira onda, na qual a Internet se mostrava como uma nova infraestrutura de comunicação, seguida da segunda onda, em que se transformou em um canal de ofertas de produtos, serviços e acesso das informações, e o momento atual, a terceira onda, na qual o internauta está no comando de serviços personalizados.
Segundo ele, a maturidade da experiência e o crescimento do número de pessoas conectadas viabilizaram o surgimento de novas tecnologias de redes sociais e de negócios e a evolução de aplicativos para equipamentos móveis. “Isso deu início a um novo movimento que coloca os usuários como a força motriz de um novo modelo de uso da internet: a personalização em massadominado pela força da demanda. A terceira onda não é tecnológica. Trata-se de uma fase na qual os usuários, mais experientes e seletivos, definirão o que vai sobreviver no mundo dos negócios”, observou.
Todas as apresentações da ABES Software Conference estão disponíveis no Portal Abes. Clique
aqui para acessá-las.