19/11/2013
Sócio diretor da GS&ECOMM aponta oportunidades em software
A GS&MD – Gouvêa de Souza e a GS&ECOMM promoveram o evento Pós Shop.org, em 29 de outubro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, para compartilhar as conclusões do Shop.org, maior encontro mundial dos profissionais ligados ao e-commerce, realizado no mês passado em Chicago, EUA.
A abertura do evento ficou a cargo de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da GS&MD e os insights do Shop.org 2013 foram apresentados por Ricardo Michelazzo, sócio diretor da GS&ECOMM, e Alberto Serrentino, sócio sênior da GS&MD.
O Portal ABES fez a cobertura do evento e traz uma entrevista exclusiva com Ricardo Michelazzo, que destacou a importância das novas tecnologias para o crescimento do e-commerce.
Como as novas tecnologias de infraestrutura e software podem contribuir para a atual fase do e-commerce brasileiro focado em melhorar performance e rentabilidade?
A tecnologia, atualmente, é um dos três principais pilares das operações comércio eletrônico, juntamente com pessoas e processos. Estamos em um momento inicial de e-commerce no Brasil com grandes volumes de crescimento e, por isso, os sistemas devem suportar grande volume de acessos e, principalmente, picos de sazonalidade. Hoje, isso é uma realidade, a hospedagem na nuvem assume muito bem esse papel e as empresas de tecnologia focam especificamente em melhorar seu produto, desenvolvendo novas ferramentas, funcionalidades, pensando em aumento de conversão e em melhorar experiência de compra do usuário. Além de plataformas, muitos outros sistemas são utilizados para melhor gestão da operação, como Back Office, WMS, Gestão de links patrocinados, gestão de preços, entre outros. Esse conjunto de sistemas nos permite um controle maior sobre a informação e maior velocidade nas tomadas de decisão.
Qual o impacto do modelo SaaS de tecnologia no e-commerce nacional?
Sou um grande apreciador do modelo SaaS, principalmente se a empresa não possui um modelo específico de e-commerce. Permite que a empresa tenha foco absoluto em desenvolvimento do negócio, sem se preocupar com evolução da tecnologia, hospedagem, manutenção, entre outros aspectos. Considero isso importante para e-commerce nacional e mundial.
Em sua avaliação, qual a função da tecnologia de informação na estruturação do modelo omnichannel?
A função de TI é integrar os canais, informações, processos, clientes e transformar a experiência de compra do cliente. No varejo atual, TI deixa de ser um papel de apoio e transforma-se em parte fundamental de negócio. Empresas que ainda não perceberam isso vão pagar um alto preço pela demora de inovação.
Quais são as principais oportunidades do mercado de e-commerce para as empresas de software no Brasil?
As oportunidades são as maiores possíveis. Ainda são poucas as empresas (varejos) que estão no e-commerce, sem contar as indústrias que estão optando por vender direto ao consumidor final. Além disso, se formos analisar a cadeia de abastecimento desde a venda da matéria prima até a venda para o consumidor final, somente esta última é realizada via e-commerce. Existe um mercado pouco explorado de B2B que é uma grande janela de oportunidades. Vejo também empresas de software lançando produtos para atender uma funcionalidade específica, com baixo custo, de rápido e fácil implantação e que tragam resultados tangíveis em pouco tempo.