EMBRAPII e Senai firmam acordo de incentivo à inovação com a República Tcheca

29/07/2019

Edital reserva US$ 3 milhões para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre empresas brasileiras e tchecas

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram acordo com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TACR) no valor total de US$ 3 milhões (US$ 1,5 milhão de cada país). O objetivo da iniciativa é estimular a transferência tecnológica em áreas ligadas à indústria 4.0 para projetos conjuntos. A chamada para recebimento de propostas fica aberta até 22 de agosto.

Os projetos participantes devem ter potencial de mercado e agregar valor às economias do Brasil e da República Tcheca. Os interessados devem apresentar suas propostas em inglês com a participação de, ao menos, uma empresa de cada país e de uma Unidade EMBRAPII ligada ao Senai. Atualmente, há 11 Institutos Senai de Inovação credenciados.

“O acordo está alinhado com a estratégia da EMBRAPII de promover permanente interação internacional de suas Unidades e a entrada de empresas brasileiras no mercado internacional. Já tivemos muito sucesso de parcerias com o Reino Unido, Alemanha e Israel”, destaca José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII.

Os projetos apresentados devem ser voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de Tecnologias de Laser Aplicadas, Manufatura Aditiva e Subtrativa; Fábricas Inteligentes com foco em Demonstração Industrial (Manufatura Avançada e Indústria 4.0); Robótica Móvel, Autônoma e Colaborativa, incluindo Tecnologias de Sensores, Visão Computacional, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Manutenção Preditiva; Energia 4.0 com foco na mobilidade e reciclagem elétrica/inteligente; cidades, fazendas e minerações inteligentes.

O gerente-executivo de inovação e tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, explica que o edital é uma oportunidade de integrar a rede de inovação. “Além de ser mais um passo para internacionalizar as redes dos Institutos SENAI de Inovação, tornamos a indústria brasileira mais competitiva com essa ponte tecnológica”, afirma. “Com esse trabalho, conseguimos internalizar e desenvolver novos conhecimentos dentro do SENAI, com a parceria da EMBRAPII e da Agência de Tecnologia da República Tcheca. Depois disso, compartilhamos essas informações e tecnologias com as empresas, inclusive startups, que por meio das tecnologias da Indústria 4.0 conseguem alavancar seus negócios”.

A proposta comum deverá ser enviada em inglês de acordo com os Regulamentos e Diretrizes especificados no Regulamento Comum disponível para download abaixo. Inscrições até o dia 22 de agosto por meio deste link :http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-de-inovacao-para-industria/#anchor-categoriac.