EMBRAPII assina parceria para fomento à inovação com três unidades da USP

06/07/2017

A Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII) assinou no dia 26 de junho parceria com três centros de pesquisa e ensino da Universidade de São Paulo (USP). O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de Piracicaba, e o Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP agora farão parte do modelo de sucesso da EMBRAPII. Além disso, no Estado de São Paulo, a parceria ainda terá o Centro de Química Medicinal de Inovação Aberta (CQMED) da Unicamp.

No total, a EMBRAPII agora ganha sete novas Unidades. Além das três ligadas à USP e do centro da Unicamp, a EMBRAPII agrega às suas Unidades o Centro Suíço de Eletrônica e Microtécnica (CSEM), de Minas Gerais, o Instituto SENAI de Inovação, de Santa Catarina, e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), do Amazonas. O valor dos planos de ação das seteselecionadas é de R$ 177 milhões, sendo R$ 58,8 milhões de responsabilidade da EMBRAPII.

O modelo da EMBRAPII, que agora passa a contar com estas sete Unidades, permite atuação célere para inovação ligada à indústria brasileira. Em diferentes áreas, estes centros de pesquisa passam a atender demandas empresariais compartilhando risco na fase pré-competitiva da inovação.

A EMBRAPII financia parte do custo da inovação, obedecendo à seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

As novas Unidades irão atuar em áreas de competência até então inéditas para a EMBRAPII e com alta demanda por inovação e de mercado. Como o Centro Suíço de Eletrônica e Microtécnica (CSEM), de Minas Gerais. Ele credenciou-se para atuar na área de Eletrônica Impressa, segmento que vem revolucionando o mercado de componentes eletrônicos.

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) irá apresentar projetos na área de Biofotônica e Instrumentação. A área agrícola foi contemplada com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que irá atuar na área de Biocontroladores de pragas agrícolas. Já o Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP irá oferecer às empresas sua expertise na recuperação de rejeitos industriais por meio da chamada “Química Verde”, que é o desenvolvimento de substâncias químicas sustentáveis. Outra área promissora é a de Biofármacos e Fármacos. Para esta competência foi selecionado o Centro de Química Medicinal de Inovação Aberta (CQMED) da Unicamp.

O Instituto SENAI de Inovação, de Joinville (Santa Catarina), atuará na área de Manufatura a Laser. Finalizando a seleção, a primeira Unidade na Região Norte do país: o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), de Manaus (Amazonas), que atuará em Manufatura Avançada. Com o credenciamento dessa instituição, a EMBRAPII alcançou todas as regiões o Brasil com suas Unidades.

Desde sua fundação, a EMBRAPII, que mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC), já fechou 240 projetos no valor total de R$ 361 milhões.