Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Ecossistema de inovação de Campinas participa do DIGITAL TALKS ABES

15/05/2019

Thomaz Corte Real, Jamile Marques e Carolina Marzano
 
O Instituto de Pesquisa Eldorado, em Campinas (SP),  foi palco da primeira edição do DIGITAL TALKS ABES nesta quarta (15/05), cuja programação tratou de temas emergentes da conjuntura brasileira e que impactam diretamente os negócios. O evento contou com o apoio do Núcleo Softex Campinas. 
 

Thomaz Corte Real

Thomaz Lopes Côrte Real, advogado e consultor jurídico da ABES, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, promulgada em agosto de 2018, que obrigará empresas de qualquer porte ou setor a se adequarem a ela. Em função da norma, é fundamtnal adotar novas práticas no armazenamento, tratamento e utilização dos dados pessoais de funcionários e consumidores.
 


Apesar desta lei só entrar em vigor em 2020, o especialista explicou que o Brasil tem marcos legais, como o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor,  que trazem artigos que já estão sendo utilizados pela Justiça nos processos. “As organizações precisam avaliar as informações pessoais de terceiros que estão em seus banco de dados, se estão sendo utilizadas ou podem ser descartadas, definir políticas, responsáveis e procedimentos de segurança, para evitar vazamentos. No caso de alguma intercorrência, será preciso demonstrar que a empresa seguia boas práticas na gestão dos dados”, ressaltou.
 
Carolina Marzano
 
Ética corporativa

A conformidade com a Lei Anticorrupção foi abordada por Carolina Marzano, compliance officer da ABES, ao destacar que as sanções em situações de irregularidades podem até quebrar uma empresa. “No Brasil, precisamos mudar a cultura. O programa de integridade precisa ter o comprometimento e apoio da alta direção. Ele deve ser construído a fim de atender às necessidades de cada empresa individualmente, observando as características e riscos da área de negócio na qual ela atua. Por isso, não tem fórmula pronta”, comentou. Carolina falou sobre o pioneirismo da ABES, que é uma das primeiras entidades com programa de integridade implementado e a respeito do suporte que é oferecido ao associado que decide seguir o exemplo.

 
Jamile Sabatini Marques

Inovação
 
Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES, falou sobre o Sistema Brasileiro de Inovação e as fontes de fomento, com exemplos de linhas disponibilizadas pelo BNDES e a Finep. Jamile destacou ainda o Guia de Fomento ABES/ABGI, disponível para download gratuito no portal. Outro ponto abordado foi o de inovação aberta, por meio de parcerias entre empresas tradicionais e startups, que têm trazido representativos ganhos financeiros e de gestão dos negócios.  A especialista lembrou a função da ABES, que tem dialogado com entes públicos, outras entidades e a sociedade civil para impulsionar os negócios no setor de TIC e ampliar a competitividade brasileira.
 

Em entrevista ao Portal da ABES, Luciano Assis, diretor adjunto do Núcleo Softex Campinas, apoiador do DIGITAL TALKS ABES, enfatizou a importância do evento e que ele está alinhado com o espírito de unir e fortalecer o ecossistema de inovação em Campinas, contribuindo com a disseminação de informações e conhecimento.
 
SOBRE O DIGITAL TALKS ABES
 
Trata-se de uma iniciativa, lançada em maio de 2019, que tem como objetivo fortalecer a atividade regulatória, jurídica, de compliance e de fomento à inovação e ao empreendedorismo desempenhada pela entidade, levando conhecimento aos associados e à sociedade em geral sobre os desafios e oportunidades reais do mundo digital.