Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Desafios e soluções para o desenvolvimento de software

10/11/2016


ABES reúne empresas e profissionais para falar sobre tecnologias, gestão e convergências
 
O evento “People at Work”, realizado pela ABES em parceria com a GeneXus, no dia 09 de novembro de 2016, em São Paulo, discutiu a atual dinâmica do setor de TIC, que apresenta constantes desafios para o desenvolvimento de software.
 
A busca dos clientes e programadores por mais flexibilidade e liberdade, a urgência por redução de custos e de tempo e a obrigação de desenvolvimento de soluções multiplataformas e que ofereçam novas interfaces para os usuários foram alguns dos aspectos abordados. Na oportunidade, a GeneXus, a AGL Solutions, a W5 Solutions e a FMX Soluções apresentaram os diferenciais de suas plataformas, novas ferramentas e aplicativos.
 
Na palestra “Desenvolva suas aplicações web, nuvem e mobile de forma ágil e única”, Gerardo Wisosky, Country Manager da GeneXus, destacou a velocidade das transformações tecnológicas e como o atual ritmo de demandas e a diversidade de linguagens ampliou a importância de escrever software de forma automática que contribui para acelerar o processo de prototipagem, testes, manutenção e atualizações. “Nossa plataforma gera para diferentes linguagens, como Ruby, Swift e Java for Android, e cria também para diferentes sistemas de gerenciamento de banco de dados”, disse Wisosky. Ele informou ainda que a empresa disponibiliza diferentes extensões e que existe também um marketplace, no qual os desenvolvedores podem oferecer ferramentas gratuitas ou pagas.   
 
Torres: possibilidade de integração de soluções  

Alexandre Torres, diretor da AGL Solutions, tratou do tema “Conectando sua aplicação ao SAP e SAP HANA”, na qual abordou o GeneXus ERP Connector, que permite a integração das soluções desenvolvidas aos sistemas SAP, e da disponibilização de um processo automatizado, que permite executar o deploy (implantação) de qualquer aplicação desenvolvida em GeneXus para o ambiente HCP (HANA Cloud Platform).“Para a comunidade de desenvolvedores GeneXus, a conectividade entre os softwares permite ampliar a oferta de seus produtos para a comunidade SAP, sem necessariamente se tornarem especialistas SAP. Para clientes, SAP ou não, é a oportunidade de entregar projetos com uma tecnologia moderna, com prazos e custos reduzidos, utilizando um produto homologado pela própria SAP”, explicou.
 
“Simplificando a criação de Dashboards de informação” foi o tema da apresentação realizada por Marcos Abellon, da W5 Solutions, que falou sobre a ferramenta TDA, desenvolvida com o GeneXus. O TDA possibilita a integração com diversas bases de dados, facilita o gerenciamento das KPIs (indicadores de performance) e a personalização de dashboards, conforme a necessidade da empresa, tanto para os níveis gerenciais ou operacionais. “Existem alguns mitos em torno do Business Intelligence, que dizem que as ferramentas de BI são caras e complexas. Com nossa solução, ajudamos a quebrar esses mitos, pois o TDA lê diferentes bancos de dados, gera dashboards e gráficos de diferentes tipos, facilitando a visualização dos dados, o gerenciamento e a realização das metas, de forma personalizada, ou seja, de acordo com as necessidades de cada cliente”, ressaltou.   
 
Marcela Visquete apresentou a ferramenta SCRUM
 
Marcela Visquete, diretora da FMX Soluções, solution partner da GeneXus há três anos, lançou oficialmente no evento a ferramenta “SCRUM – Sistema para Gestão Ágil de Projetos”, que permite às empresas e desenvolvedores ganharem produtividade e melhorarem os processos de gestão de projetos. “O SCRUM é um processo interativo e incremental, que ajuda no controle dos processos para otimizar as diferentes etapas e minimizar os riscos. Ele tem sido muito usado nos projetos de desenvolvimento de softwares e tem conquistado mais adeptos em outros setores também”, comentou Visquete.  Com o sistema, fica mais fácil visualizar os papeis e responsáveis, as tarefas em andamento, fazer retrospectivas e revisões. “A ferramenta permite o planejamento das sprints e da respectiva equipe, além de todo o acompanhamento das entregas e a geração automática do gráfico burndown, que confere visibilidade ao ritmo de trabalho e ao progresso do projeto. Nossa solução SCRUM – Sistema para Gestão Ágil de Projetos traz todas as facilidades para garantir os pilares de transparência, inspeção e adaptação”, finalizou Visquete.
 
Ana Facin: "Este tipo de encontro é fundamental"

Maicon Ting, analista/desenvolvedor da Softing Automação, considerou o evento muito relevante, por permitir conhecer novas tecnologias e oferecer visões diferentes do mercado. Já Ana Facin, mestre em engenharia e integrante de um Grupo de Gestão da Tecnologia, na POLI/USP, parabenizou a ABES e destacou que este tipo de encontro é fundamental, pois cria oportunidades para as empresas trocarem conhecimento e firmarem parcerias.