Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Desafios de compliance em mundo corporativo virtual é tema de webinar da ABES

Especialistas da Microsoft, Accenture, Banco Votorantim e CLM irão debater o tema no próximo dia 22, quarta-feira

São Paulo, 17 de julho de 2020 - O mundo está sob transformações na rotina e no ambiente profissional. Em pouco tempo, empresas de diversos setores de atuação tiveram que adotar medidas para não pararem as operações durante e minimizar os impactos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. O teletrabalho foi uma das primeiras ações amplamente incorporadas. Mas é necessário tomar alguns cuidados para que a empresa não cometa falhas de compliance.

Para Rodolfo Fücher, presidente da ABES, trabalhar remotamente sempre foi um desafio para os empreendimentos no mundo, principalmente por exigir mais investimentos na segurança de dados e suporte aos colaboradores que atuam longe das organizações. "Com acesso à internet, qualquer um pode exercer suas atividades de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, porém essa iniciativa exige do mercado buscas elevadas por novas soluções e segurança tecnológicas. Com esse novo ambiente totalmente virtual, os negócios terão de lidar com planejamentos flexíveis e com uma cultura e gestão que promova a otimização nos negócios", revela o executivo.

Neste contexto, a ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software realiza mais uma série do webinar "Novos Tempos" e, desta vez, especialistas jurídicos e executivos vão abordar medidas de compliance que devem ser aplicadas ao negócio diante a virtualização das atividades. O evento, promovido em parceria com Bertha Capital, BR Angels, Bossa Nova Invest, Kyvo e Startup Farm, parceiras do projeto ABES Startup Internshinp Program, acontece no dia 22 de julho, às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site http://www.sympla.com.br/abessoftware.

Segundo Carolina Marzano, Compliance Officer e assessora de Comitês da ABES, as empresas que têm medidas de compliance estruturadas conseguiram driblar melhor os impactos da pandemia. "No cenário atual, as empresas tiveram que lidar com a instabilidade econômica e com a alteração e flexibilização de regras de diversas naturezas e as empresas que contam com políticas e diretrizes internas sólidas estão conseguindo enfrentar os desafios sem perder a comunicação com as equipes".

Logo no início da pandemia, a ABES disponibilizou um template que serve de guia para qualquer organização em que os colaboradores trabalhem ‘home office’. Com o intuito de sanar dúvidas de empregadores e funcionários, essas políticas estão disponíveis no portal da Associação, em: http://www.abessoftware.com.br/legislacao/legislacao-do-setor/covid-19-%E2%80%93-leis-e-decretos-emergenciais

Atuação da ABES frente a pandemia de Covid-19

Com o objetivo de unir forças, tecnologias e inteligência para enfrentar os desafios, a ABES está promovendo ações para estabelecer um relacionamento próximo e contínuo com os associados e interessados no setor, a partir dos vários meios que as tecnologias da informação e comunicação oferecem.

Além da série de webinars Novos Tempos, que está disponível no canal da ABES no YouTube , a entidade elaborou um plano específico de ação , pleiteando medidas econômicas com o Governo Federal que mitigassem os impactos e ajudassem na continuidade dos negócios, melhorando o fluxo de caixa, postergando o pagamento dos tributos e o acesso menos burocrático às linhas de crédito.

Para apoiar as empresas do setor de TIC no retorno de seus funcionários aos escritórios, a associação disponibiliza uma cartilha e um cartaz para download gratuito , baseados no Protocolo Sanitário de Funcionamento dos Setores Essenciais de Tecnologia, Telecom e Call Center, desenvolvido pela Prefeitura do Município de São Paulo.

A ABES também tem reforçado os vários serviços oferecidos aos seus associados e ao mercado como, por exemplo, análises tributárias e jurídicas , dicas legais, estudos de tendências e dados de mercado em parceria com a IDC, informações sobre linhas de fomento e financiamentos governamentais, programas associativos direcionados exclusivamente às startups , completa estrutura de compliance , comitês temáticos (regulatório, tributário, inovação, lei geral de proteção de dados etc.), ferramenta para diagnóstico da adequação à LGPD , entre outros.

SERVIÇO:

Novos Tempos: A virtualização das atividades corporativas sob os aspectos de Compliance

Data: 22 de julho

Hora: 14h30

Inscrições: http://www.sympla.com.br/abessoftware

Convidados

Sofia Matos - Sócia do Escritório de Advocacia Português Antas da Cunha Ecija, responsável pela área de prática de contencioso penal e contraordenacional e Compliance Penal

Mendel Diesendruck - Controls & Compliance Lead da Microsoft Brasil

José Moscati - Market Unit Legal Director - Latin America - Accenture. Compliance, Operations Regulatory & Ethics e Membro de Comitê de Ética e Conformidade da Brasscom

José Roberto Salvini - Diretor de Governança, Jurídico e Compliance do Banco Votorantim

Francisco Camargo - Presidente do Conselho da ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software, Fundador e CEO do Grupo CLM

Moderação: Carolina Marzano - Compliance Officer e assessora de Comitês da ABES

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.

Acesse o Portal ABES - http://www.abes.org.br ou ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES - Contatos para a imprensa:
Weber Shandwick Brasil - abes@webershandwick.com