Definidas as cinco startups finalistas do Programa Conecta

23/10/2018

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o BMG UpTech concluíram o processo de seleção das startups que participarão da Fase 3 do Conecta, programa de impulso a startups. Entre as mais de 400 inscritas no início do ano, 25 estavam na segunda etapa. Agora cinco foram selecionadas para receber novos investimentos e aceleração de um mês na sede da Plug and Play, importante aceleradora do Vale do Silício (EUA). São elas: Arbache Innovations, ByeBnk, dLieve Tecnologia, Everlog e Trackage, em anúncio realizado no dia 21/10. Outra novidade foi a notícia de duas vagas extras para as startups Biosolvit e Órbita Tecnologia, que terão a oportunidade de se juntar às cinco selecionadas para a viagem ao Vale do Silício, entre 14 de novembro e 14 de dezembro.

O programa Conecta foi criado com o objetivo de apoiar startups que desenvolvem soluções capazes de contribuir para o incremento da atividade transportadora, oportunizando a elas conexões comerciais potenciais com relevantes players do segmento. “Fizemos um dos maiores programas de aceleração e investimentos em startups da América Latina, que conseguiu captar muitas empresas. As participantes têm uma performance excelente. São voltadas para o setor de transporte e prestam serviços para todos os modais”, avalia o diretor para Assuntos Internacionais da CNT, Harley Andrade. Ele informa que a avaliação foi pautada em aspectos como solidez, rentabilidade, gestão e contribuição para o setor.

O CEO do BMG UpTech, Rodolfo Santos, reforça o alto nível das soluções apresentadas. “A CNT e demais empresas de transporte e logística serão muito bem atendidas. Essas startups, com toda certeza, farão muito por todo o setor”, destaca. Ele lembra, ainda, a relevância do projeto. “Nos motiva muito esse interesse de empresas como a CNT em fomentar a inovação. No Brasil, não temos um programa como esse idealizado por eles, tanto em peso dos investimentos quanto em valuation das empresas, sem falar da fase internacional”, conclui.

Retrospecto

O programa Conecta, desenvolvido em parceria entre a CNT e o BMG UpTech, foi lançado em março e contou com mais de 400 inscritos. Destes, 100 startups foram selecionadas e submetidas a entrevistas online. Cerca de 40 se classificaram para a Fase 1 (período de tração de um mês, com os primeiros investimentos).

Depois, 25 avançaram à Fase 2, que durou, aproximadamente, quatro meses. Nesse tempo, as empresas receberam novos aportes e participaram de treinamentos na Fundação Dom Cabral (FDC), em Belo Horizonte, e de encontros com empresários do setor de transporte.

A terceira e última etapa do Conecta será a aceleração internacional, que contemplará capacitação, conexões com empresas e apresentações a investidores. Além disso, cada uma das cinco startups escolhidas receberá mais uma rodada de investimento, agora no valor de R$ 230 mil.

Startups da Fase 3 do Conecta (ordem alfabética)

Arbache Innovations – Gamificação empresarial em people analytics - https://arbache.com/ - São Paulo/SP

ByeBnk – Soluções financeiras em blockchain - https://byebnk.com/ - Belo Horizonte/MG

dLieve Tecnologia Logística – Plataforma de gestão em tempo real de entregas - https://www.dlieve.com/ - São Paulo/SP