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CPFL Energia lança 2ª edição do programa de inovação aberta CPFL Inova em parceria com a Endeavor

26/02/2019

A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, lançou hoje a segunda edição do seu programa de inovação aberta, o CPFL Inova. Desenvolvido em parceria com a Endeavor, ONG global de fomento ao empreendedorismo, o programa de aceleração pretende selecionar 12 empresas com soluções inovadoras para o setor elétrico e gestão corporativa. O projeto reforça a estratégia do Grupo para acompanhar as mudanças em curso na indústria de energia.
 
Com inscrições abertas até o próximo dia 15 de abril, a nova edição do CPFL Inova buscará empresas de todo o País com soluções em quatro eixos temáticos: energia, eficiência operacional, relacionamento com cliente & transformação digital e smart cities (cidades inteligentes). A expectativa é identificar scale-ups (companhias com modelo de negócio escalável) que desenvolvam soluções a partir do uso de tecnologias como blockchain, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, robotização, inteligência artificial, machine learning e big data (para mais detalhes, ver tabela ao final).
 
A segunda edição do projeto terá duração de 10 meses, com a conclusão ocorrendo em novembro. Ao longo deste período, os empreendedores selecionados passarão por um processo de mentoria conduzido pelos executivos do Grupo e mentores da rede Endeavor, composta por algumas das principais lideranças empresariais do País. A proposta é conduzir a troca de experiências com mentores e entre os próprios empreendedores participantes, com foco em desafios cruciais para o crescimento dos seus respectivos negócios.
 
“O alvo do CPFL Inova é atrair empreendedores ambiciosos com alto potencial de impacto, liderando os seus negócios com ética, gestão e profissionalismo”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. Os eixos temáticos da 2ª edição do CPFL Inova estão em linha com a estratégia de investimentos da CPFL Energia, que vem apostando na digitalização (smart grid e canais digitais), automação (ADMS) e economia de baixo carbono (Envo, CPFL Renováveis e CPFL Soluções).
 
Além do diagnóstico sobre os desafios para o crescimento do negócio e as mentorias, os empreendedores selecionados terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões da CPFL Energia para o desenvolvimento de projetos, nos moldes do Programa de Pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujos recursos serão investidos em capacitação técnica e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Outro benefício da iniciativa é a possibilidade de firmar parcerias comerciais com as empresas do Grupo, inclusive durante o período de realização do programa.
 
"Essa é a segunda edição de um programa em que aceleramos empresas inovadoras com potencial sinergia com o setor elétrico. É uma esfera de atuação muito ampla e que poucas scale-ups entendem e conseguem enxergar oportunidades do seu negócio com esse mercado", diz head de aceleração da Endeavor, Luis Felipe Franco. "Na primeira edição do programa, por exemplo, vimos empresas como Linte e Blue365, focadas em eficiência operacional, identificando neste setor uma ampla oportunidade de mercado, inclusive firmando contratos com a CPFL Energia. Isso reforça o benefício de participar da transformação em curso do mercado de energia elétrica", complementa.
 
Cronograma
 
O período de inscrições começa hoje e prossegue até o dia 15 de abril por meio do site https://endeavor.org.br/scaleup/cpflinova.  Em 30 de abril, serão anunciados os nomes das empresas pré-selecionadas para participar da banca de seleção, composta por executivos da CPFL Energia e mentores da Endeavor. Os doze selecionados serão anunciados em 15 de maio, com a abertura do programa marcada para 29 de maio.
 
Entre maio e outubro, as empresas selecionadas passarão pelo diagnóstico dos principais desafios de crescimento dos negócios, além de mentorias individuais, mentorias coletivas e interações com mentores da rede Endeavor e com os executivos da CPFL Energia. O encerramento do programa ocorrerá em novembro. Confira abaixo a lista dos eixos temáticos e as soluções esperadas para cada uma delas:
 
Energia
Geração Distribuída
Eficiência Energética
Monitoramento e Armazenamento de Energia
Plataformas de Comercialização
Soluções de Monitoramento e Gestão de Ativos
Marketplace e Plataforma de Negócios
 
Eficiência Operacional
Gestão de Crédito
Gestão de Risco
Gestão de Contratos
Gestão de Processos
Aumento de Produtividade de Pessoas
Gestão de Estoque
Gestão de Inadimplência
Gestão de RH
 
Relacionamento com Cliente & Transformação Digital
Soluções para um atendimento ao cliente mais humanizado
Soluções de Customer Sucess
Soluções que melhorem a experiência digital no atendimento
Novas formas de captação e engajamento de clientes através de plataformas tecnológicas
 
Smart Cities
 
Aplicação de smart grids
Digitalização de rede
Conectividade dentro das cidades
Soluções de Mobilidade Elétrica?
 
 
Resultados da 1ª fase do CPFL Inova
 
A primeira rodada do CPFL Inova contou com a participação de 12 scale-ups e gerou negócios ao redor de R$ 6 milhões em desenvolvimento de projetos com as empresas selecionadas. Entre as 10 oportunidades mapeadas no programa está, por exemplo, o projeto com a empresa Delfos. A iniciativa consiste no desenvolvimento de um sistema que utiliza inteligência artificial e machine learning para identificação de falhas e manutenção preditiva em eólicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).
 
Ao longo dos sete meses do projeto, as 12 empresas participantes tiveram mais de 60 horas de mentorias com 35 mentores da Endeavor e 30 executivos da CPFL Energia de diversas áreas do Grupo, como marketing, distribuição, sustentabilidade, suprimentos, comercial, estratégia, eficiência energética, entre outros.
 
Os líderes das scale-ups tiveram a oportunidade de trocar experiências com os mentores e com os outros empreendedores, discutindo os desafios para o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios. No período do programa, as 12 empresas registraram crescimento de 48% no faturamento total, alcançando R$ 77,8 milhões, e um aumento de 35% no número de colaboradores, de 281 para 379 funcionários.