26/09/2013
Nesta entrevista exclusiva para o Portal ABES, Vanda Scartezini, diretora da entidade e consultora da Polo Consultores, faz um balanço sobre os avanços do Mercosul Digital, projeto de cooperação internacional entre União Europeia e Mercosul, desenvolvido no âmbito da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), que foi iniciado em junho de 2008 e se encerra este ano. “Foram investidos 9,6 milhões de euros nestes anos. Podemos dizer que o equilíbrio dos arcabouços legais e de infraestrutura foram importantes resultados deste projeto”, destaca. Estão envolvidos no projeto a União Europeia, com coordenação da Espanha, além da Argentina, Paraguai, Uruguai e o Brasil, que coordenou na região.
Entre outras conquistas relevantes, Vanda ressalta também a implantação física e de conhecimento da Autoridade Certificadora Raiz no Paraguai (chave pública - assinatura digital), Implantação da Infraestrutura para a Autoridade Certificadora Raiz do Uruguai, Implantação da Infraestrutura do Selo do Tempo na Argentina e no Uruguai. Destaque ainda para a criação da Escola Virtual do Mercosul, da Rede Arandu e outras redes avançadas, do Manual de Boas Práticas do Comércio Eletrônico para PMEs, e realização dos estudos e diagnóstico do Comércio Eletrônico e Negócios via internet transfronteiras, dos estudos dos produtos mais adequados ao comércio eletrônico no Mercosul e formação e capacitação para as PMEs para a promoção do comércio eletrônico transfronteiras.
Para a executiva, o Mercosul Digital beneficiará todos os setores da economia brasileira, que já estão ou vão entrar no comércio eletrônico, sejam B2B ou B2C. “Isso porque o objetivo geral do projeto foi criar condições e promover o comércio eletrônico entre os países do Mercosul e destes com os da União Europeia”.
“É preciso, agora, colocar em prática os conhecimentos adquiridos e aproveitar a estrutura implantada. Isto ficou claro no final da apresentação que fiz em Brasília para o governo federal no dia 10 de setembro”, finaliza. Esta palestra fez parte de um ciclo de eventos, que alcançou ainda associações de classe e PMEs nos 4 países do Mercosul, para prover uma visão do Comércio Eletrônico e seus marcos legais nos países participantes e apresentar aos interessados as metodologias e estratégias para a promoção de empresas com potencial exportador.