O Grupo Consinco, referência no fornecimento de sistemas de gestão para o atacado e o varejo alimentar do Brasil, criou um programa de inovação corporativa, batizado de Consinco Retail Lab, para atrair e selecionar startups inovadoras e empresas em estágio mais avançado de maturidade.
O projeto será operado pelo Sevna, aceleradora de startups do interior de São Paulo, e tem como objetivo mapear iniciativas que possam agregar mais valor às soluções da marca Consinco e aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. As inscrições para a seleção de empresas que participarão do programa podem ser feitas até 15 de agosto. As candidaturas devem ser submetidas por meio do formulário disponível no site
https://retaillab.consinco.com.br/.
O objetivo do Consinco Retail Lab é selecionar empresas e startups de todo o País e também do exterior com projetos e soluções desenvolvidos para o atacado de autosserviço e para o varejo supermercadista. Iniciativas para o varejo farmacêutico e de higiene pessoal e beleza, onde a Consinco tem presença, serão também avaliadas. Embora o processo de seleção receba inscrições de empresas em todos os estágios de maturidade, a Consinco ressalta que o programa deve priorizar, nessa primeira edição, empresas com modelos de negócio já validados e que possuam carteira de clientes em operação.
"Vamos escolher as melhores empresas, com o objetivo de levar alto grau de inovação ao mercado, dispostas a enfrentar os desafios do setor supermercadista, cada vez mais pressionado pelos clientes para oferecer facilidade, comodidade e segurança na experiência de compra", explica João Giacomassi, gerente de Produtos da Consinco e responsável pelo programa de inovação.
Etapas do programa
Com a expectativa de receber cerca de 200 inscrições de negócios, a Consinco e o Sevna devem selecionar até seis empresas para participar da primeira edição do programa de inovação corporativa, que será conduzido em cinco fases a serem concluídas até novembro. Após a etapa de inscrição, as empresas passarão pelo processo de pré-seleção e serão avaliadas com base em três critérios: time de empreendedores, solução inovadora e capacidade de desenvolvimento.
As melhores qualificadas seguirão para a terceira fase e serão avaliadas por uma equipe formada por executivos da Consinco e profissionais do varejo. Os empreendedores vão apresentar suas inovações durante um pitch de negócios. As iniciativas aprovadas na primeira edição do Consinco Retail Lab serão anunciadas na quarta fase, no dia 2 de setembro. A última etapa envolve a implementação das iniciativas selecionadas em clientes Consinco.
Segundo Giacomassi, ao final do processo, as empresas mais bem estruturadas, com soluções validadas em operação, poderão se tornar parceiros comerciais e explorar o canal de vendas do Grupo. A Consinco também não descarta a possibilidade de negociar a incorporação de empresas ou a compra das soluções dependendo da inovação selecionada. Desde 2016, o Grupo Consinco investe na aquisição de startups.
Uma das iniciativas foi a aquisição de um projeto de e-commerce especializado no varejo alimentar em operação em vários clientes Consinco. O projeto mais recente é o investimento na Mobne, startup de sistemas de gestão em nuvem voltada para o pequeno varejista e lojas de vizinhança, que nasceu dentro da Consinco e fez um spin off em 2018.
As startups do programa ainda podem ter a chance de participar do programa de aceleração do Sevna Startups. Desde sua criação, em 2015, 26 empresas de base tecnológica de todo o Brasil, com atuação nos segmentos de varejo, saúde, agronegócio e educação, já passaram pelos seus programas de aceleração. No total, o Sevna também investiu R$ 2,6 milhões nas empresas aceleradas. "Além de encontrar sinergia estratégica, a iniciativa visa buscar soluções aderentes aos desafios enfrentados pelos clientes da Consinco, apoiando empreendedores que buscam crescimento acelerado", destaca João Paulo Geroldo, CEO do Sevna.