A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o ranking das 100 startups, 10 indústrias e 17 instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios habilitadas para a segunda fase do edital do Programa Nacional Conexão Startup Indústria.
O programa investirá mais de R$ 50 milhões, nos próximos três anos, na promoção do ambiente de negócios entre startups e indústrias, com foco na integração digital da cadeia de valor dos produtos industriais, por meio das startups.
O presidente da ABDI, Guto Ferreira, explica que o Startup Indústria nasceu em um contexto de construção colaborativa, com base nas metodologias de startups, pautadas pela agilidade, cooperação e pensamento lean. "O Conexão Startup Indústria é o maior marco do governo federal na busca por conectar a nova geração tecnológica, representada pelas startups, com a indústria nacional. É uma mostra de que a ABDI pode e deve dar a direção estratégica para este novo caminho do setor produtivo brasileiro”, ressaltou Ferreira, ao comemorar a divulgação do ranking das selecionadas, “composta por representantes de peso do ecossistema da inovação no país”.
As startups, indústrias e instituições de apoio selecionadas participaram no dia 20 de julho, da segunda fase do Conexão Startup Indústria, o matchmaking, momento em que definem os grupos de trabalho e alinham as expectativas para o início dos trabalhos na terceira etapa, a chamada Prova de Conceito. Nesta fase do matchmaking, até 40 startups podem receber até R$ 200 mil cada entre prêmio da ABDI e investimentos das Instituições de Apoio selecionadas.
Para aqueles que têm interesse em participar de outras iniciativas do Conexão Startup Indústria, a ABDI está organizando um menu de benefícios. “Estamos felizes com o resultado, a composição das 10 indústrias selecionadas (Natura, Votorantin, BRF, Dow, 3M, Embraco, Caterpillar, Embraer, Libbs, Ericsson) demonstra a robustez do Conexão Startup Indústria, já que impacta em 10 segmentos econômicos estratégicos para o País. E esta é apenas a primeira ação do Conexão Startup Indústria. Estamos sendo demandados por representantes de segmentos específicos, como o da Defesa, cujas negociações com o Ministério têm avançado", adiantou a gerente de Inovação da ABDI e coordenadora geral do Conexão, Elisa Carlos.
Para o diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Daniel Moczydlower, o grande mérito do Conexão Startup Indústria é promover a interação de todos os atores do ecossistema. “Nesse sentido, o Startup Indústria tem papel fundamental, já que nos ajudará com a tomada de decisões e com os riscos. É muito saudável aprender como esse ecossistema funciona e, inclusive, mapear oportunidades interessantes de trazermos essas startups para próximo da nossa cadeia de fornecimento da indústria aeronáutica”, observou o diretor da Embraer, uma das indústrias selecionadas para a segunda fase do programa.
Guto Ferreira ressaltou, ainda, a importância do apoio irrestrito do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). “Trata-se de uma política de Estado, que só foi possível com a parceria do ministro Marcos Pereira, um entusiasta da inovação como estratégia para a competitividade do setor produtivo brasileiro”, finalizou o presidente da ABDI.
Para ter acesso à lista das indústrias, startups e instituições de apoio selecionadas no Programa Nacional Conexão Startup Indústria, acesse:
https://startupindustria.com.br/resultado-final-1907.