06/06/2019
Publicação traz dicas práticas sobre como essas empresas vêm usando a tecnologia para superar os desafios atuais da gestão de pessoas no varejo
Já está disponível para download gratuito o e-Book Gestão de Pessoas e Varejo: 4 desafios dos principais líderes do setor. A publicação reúne depoimentos dos líderes de RH da Amaro, Gazin, Grupo Martins, Magazine Luiza e Netshoes sobre como essas empresas vêm superando os desafios atuais da área de Recursos Humanos com apoio da tecnologia. Os interessados podem acessar o link https://www.lg.com.br/lps/ebook-gestao-pessoas-varejo/ para baixar o livro.
Organizado pela LG lugar de gente (www.lg.com.br), empresa líder do setor de tecnologia para RH, o e-book traz as receitas dessas grandes companhias para garantir experiências personalizadas, únicas e que possibilitam a criação de conexões humanizadas entre os colaboradores e os RHs em tempos de rápida transformação digital.
Em um dos trechos do livro, a diretora-executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, Patricia Pugas, revela que conheceu excelentes profissionais que ficaram pelo caminho em suas carreiras por não terem resiliência. “Eles cederam às primeiras dificuldades e não prosseguiram como deveriam. Por outro lado, já vi outros profissionais até menos qualificados do que os primeiros, mas que foram mais longe porque se mantiveram firmes no seu propósito. Ter um propósito e ser resiliente são atributos essenciais”.
Em outra passagem, o diretor de RH do Grupo Martins, Fabricio Alves Ferreira, avalia que todo o varejo está em profunda mudança com o processo de digitalização e desintermediação dos negócios. “Temos negócios de e-commerce para os varejistas e para os consumidores finais. Portanto, ter profissionais preparados e conscientes das mudanças que precisam ser feitas na empresa é fundamental para a perenidade da organização”, detalha.
O perfil do líder RH de varejo
A gerente de RH da Gazin, Viviane Thomaz, conta no livro quais são os atributos esperados dos líderes da gestão de pessoas no varejo: “Um profissional com boa visão de negócio, engajamento, comunicativo, capaz de empreender, gerenciar conflitos, ter pensamento analítico para trabalhar com dados, criativo e empático”.
Ainda sobre este tema, o gerente de Recursos Humanos e Business Partner da Netshoes, Kermerson Dias, destaca que a máxima de que as pessoas são o grande diferencial competitivo de uma organização de sucesso é verdadeira. “Cada profissional, na posição de gestão de RH, deve se desenvolver para entender o negócio de sua empresa, mostrar pragmaticamente, em uma ‘linguagem corporativa’ os objetivos que pretende alcançar e entregar resultados. Ainda mais no setor de varejo, que possui uma dinâmica ágil e de mudanças constantes”.
Foco na atração e no desenvolvimento de pessoas
A diretora de RH da Amaro, e-commerce de moda feminina, Isadora Gabriel, relata os desafios de formar pessoas para o mercado no qual atua. “Quando uma empresa nasce digital, como é o nosso caso, você precisa de colaboradores com uma postura mais empreendedora, que amem tecnologia e queiram romper com a forma mais tradicional de trabalho. No Brasil, isso é um caminho ainda em transformação e o RH tem um papel estratégico nessa mudança”.