12/11/2015
Por Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign e presidente da Associação Nacional de Certificação Digital
É fato que estamos passando por uma crise econômica forte no Brasil, mas não há a necessidade de pânico. A crise, para alguns, é até uma luz no fim do túnel. Esse é o momento de parar, pensar e repensar no andamento da empresa. E mudar!
Uma das primeiras medidas que as organizações devem tomar é reduzir os custos, mantendo a qualidade, a eficiência e a agilidade dos serviços prestados. Como? Por meio da Certificação Digital. Sim, o Certificado Digital, o mesmo utilizado para a entrega das obrigações fiscais ao governo, também pode ser utilizado como instrumento de gestão nas empresas.
Com o uso da Certificação Digital, os processos passam a ser eletrônicos, como a assinatura de um contrato. Sem a necessidade de compra de papel, manuseio, autenticação e espaço de armazenamento. São necessários apenas alguns cliques, do computador, notebook ou celular, para um documento ser assinado com total validade jurídica.
Observe quantos custos são eliminados. Não é só o do papel, não. O metro quadrado das cidades brasileiras ainda continua caro demais para ser consumido por almoxarifados. Então, na conta também entra a redução do metro quadrado para armazenamento dos documentos.
É importante dizer, também, que a tecnologia da Certificação Digital permite não somente a eliminação do uso do papel nos processos, como também a digitalização de documentos já impressos, garantindo ou atribuindo validade legal.
Outro ponto é que, desde sempre, "tempo é dinheiro", principalmente em época de crise. E processos no meio eletrônico não param. De qualquer lugar, um executivo pode, por exemplo, assinar um contrato e formalizar um grande negócio. Ou seja, não há mais a necessidade da presença física para a tomada de uma decisão que necessita de assinatura.
É por esses e outros motivos que a Certificação Digital está ganhando uma nova dimensão no dia a dia dos empresários. Muitos já a veem como uma ferramenta de gestão. E isso é uma tendência sem volta! Mesmo em tempos de crise o que não se pode perder são as oportunidades de mudança. O próximo ano deve ser mais desafiador e exigirá ainda mais a desburocratização de processos e a redução de custos. O negócio é manter o foco, seguir em frente e investir no que trará valor e ganho para o seu negócio.