Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas e Governo do Estado unem esforços no combate à Covid-19

18/06/2020

Iniciativa visa identificar novas tecnologias e soluções inovadoras para combater pandemia

O Centro de Inovação Tecnológica – InovaHC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(HCFMUSP) e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta semana o IdeiaGov, programa de inovação que tem por objetivo identificar tecnologias e propostas para combater e reduzir os impactos do novo coronavírus na saúde da população.
       
Dirigido a empreendedores, empresas, pesquisadores e entidades de todo o Brasil, o programa abriu inscrições para propostas nas modalidades “Desafios do Governo” e “Ofertas Tecnológicas do Mercado”.  Os projetos vencedores receberão linhas de financiamento e contratação dos produtos criados por órgãos públicos.

O presidente do InovaHC, prof. Dr Giovanni Guido Cerri, afirma que “a parceria com o Governo do Estado está dentro do nosso espírito de incentivo à inovação aberta e busca desenvolver o ecossistema de saúde a fim de melhorar sua eficiência econômica e operacional e, ao mesmo tempo, integrar os setores público e privado em prol da inovação tecnológica”.

Ele explica que hoje há mais de mais de 30 startups trabalhando dentro do InovaHC em diversas áreas, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias que possam ser úteis no atendimento aos pacientes de Covid-19 e dos pacientes em geral. “Esse será o grande legado que será transmitido no pós-covid”, afirma Cerri, ao ressaltar o benefício da transferência das tecnologias desenvolvidas para outros hospitais das redes pública e privada. “Aqui estamos desenvolvendo projetos com uso de inteligência artificial, telesaúde, tecnologia de monitoramento à distância e uso da robótica”.

O programa IdeiaGov é liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo, com realização do InovaHC e operação do Impact Hub. Também fazem parte da iniciativa a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais, como a Wylinka e o Instituto Tellus.

A adoção da tecnologia e a inovação como caminhos estratégicos para a resolução de grandes desafios públicos como a Covid-19  tem por objetivo “impulsionar o desenvolvimento econômico por meio de compras públicas de inovação, principalmente dando oportunidade para startups pequenas e médias empresas inovadoras em geral”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen. 

As inscrições para o IdeiaGov são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.ideiagov.sp.gov.br.