21/08/2013
Investida e investidora mostraram como atrair recursos para inovar
Entre os destaques da ABES Software Conference 2013, realizada no dia 21 de agosto, em São Paulo, Alexandre Villela, diretor da Intel Capital, apresentou um panorama da indústria de Venture Capital e o papel da Intel Capital nesse processo. A Intel Capital é uma organização de investimentos estratégicos, que foca sua atuação em novas empresas que busquem a inovação tecnológica em todo o mundo.
Alexandre Villela, diretor da Intel Capital
De acordo com Villela, a Intel Capital investe em companhias diversas que ofereçam hardware, software e serviços para os segmentos empresarial, doméstico, mobilidade, saúde, Internet, mídia digital e manufatura de semicondutores. “Desde 1991, a Intel Capital já investiu mais de US$ 10,8 bilhões em mais de 1.276 empresas em 54 países. Nesse período 201 empresas do portfólio tornaram-se públicas em várias bolsas de valores ao redor do mundo e 317 foram adquiridas ou participaram de fusões. Em 2012, a Intel Capital investiu US$ 352 milhões em 150 empresas, com aproximadamente 57% da verba investida fora da América do Norte”, informou o executivo.
Para uma empresa ser selecionada pela Intel Capital, Villela explicou que são considerados vários fatores, entre eles, fit estratégico com o negócio da Intel, perfil de crescimento, segmento onde atua - precisa ter sinergia com áreas nas quais estamos ativamente buscando oportunidades – deve ser relativamente grande e ter boas perspectivas de crescimento, management e escalabilidade de modelo de negócios.
Vilella destacou a importância da iniciativa da entidade de realizar a ABES Software Conferência: “Para nós, é um grande prazer conhecer empresas que possam se enquadrar em possíveis targets de investimento. Além disso, é importante difundir a cultura do Venture Capital/Private Equity entre os empresários”.
O Caso da Pixeon
A Pixeon, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de PACS – Picture Archiving and Communication Systems, com sede em Florianópolis (SC), foi a primeira empresa de seu segmento a receber aporte financeiro da Intel Capital. Em 2012, ela se fundiu à Medical Systems, de São Bernardo do Campo, com sólido posicionamento no mercado de gestão clínica e laboratorial e mais de 20 anos de experiência na área da saúde, dando origem à Pixeon Medical Systems. A ousada decisão estratégica colocou o Brasil frente a players internacionais e mundialmente reconhecidos, abrindo caminho para o desenvolvimento tecnológico nacional e oportunidades de crescimento para profissionais locais.
Roberto Ribeiro da Cruz, diretor presidente da companhia, participou da ABES Conference 2013 para contar essa trajetória vitoriosa e dar dicas valiosas para quem também busca fontes de financiamento para inovar, compartilhando sua experiência no processo de captação de recursos para inovação e crescimento, através de linhas de crédito e fomento (FINEP/CNPQ) e fundos de investimentos, como é o caso Intel Capital. Ele também abordou as principais mudanças, desafios e resultados obtidos após a obtenção dos recursos. “É uma excelente oportunidade para trocar experiências e insights sobre as oportunidades e desafios que temos enquanto empreendedores e empresários do segmento”.
Roberto Ribeiro da Cruz, diretor-presidente da Pixeon