23/09/2015
Distribuidora de gás de Minas Gerais quer expandir atuação e elegeu
o sistema SAP para atender as demandas do setor
A Gasmig, distribuidora de gás natural canalizado em Minas Gerais, com forte presença junto a grandes empresas no Estado, implementou a solução SAP IS-U CCS de gestão comercial e atendimento ao cliente para expandir sua atuação, sobretudo junto ao mercado das pequenas empresas e das residências. A meta é ligar e faturar mais 50 mil clientes até 2017. Fundada em 1986 para ser uma alternativa energética no Estado mineiro, em menos de um ano, com o auxílio do sistema CCS, a Gasmig consolidou sua presença em 450 clientes de grande porte, entre indústrias, hospitais, comércios, postos e térmicas, e 1.250 clientes residenciais.
“Um dos pilares de sustentação da estratégia de crescimento da companhia é justamente a otimização da gestão dos processos de atendimento e faturamento desses clientes”, destaca João Parreira Lima, gerente de Telecomunicações e Informática da empresa. “Para isso, precisávamos contar com um sistema reconhecido pelo mercado, com funcionalidades pensadas e desenvolvidas especificamente para atender as demandas do setor de Utilities”.
A substituição do antigo Sistema de Clientes e Faturamento pelo SAP IS-U CCS foi decidida pela Gasmig também pela capacidade de gerenciamento e processamento de grandes volumes, “fundamental nos planos de crescimento da empresa”, como explica José Geraldo Veloso Moreira. O executivo liderou o projeto CITIUS, criado especialmente para essa implementação.
Somada à solução de gestão de negócio, SAP ERP, que está por trás de todas as operações diárias da Gasmig, o SAP IS-U CCS já proporciona os benefícios prometidos, entre eles eficiência e controle nos processos de faturamento, capacidade de rastrear informações - o que significa a capacidade de identificar a origem de alterações em dados do sistema - e mais segurança da informação e efetividade nos processos de atendimento ao cliente.
Rápida implementação e próximos passos
Este projeto é considerado pela SAP como um marco no mercado de energia devido à rápida implementação da solução. “O ecossistema de parceiros da SAP está cada vez mais capacitado a executar implementações mais ágeis e curtas. O grande conhecimento da nossa parceira Axxiom nas soluções SAP e no mercado de Utilities e o total compromisso da Gasmig com o projeto foram cruciais para esta conquista”, avalia o diretor de Vendas para os setores de Energia e Recursos Naturais da SAP Brasil, Cristiano Lamberti.
Outro destaque do processo foi a manutenção dos sistemas legado e novo, rodando em paralelo, viabilizando a implementação em etapas. A primeira, em março de 2014, ativou a solução para faturamento de grandes clientes e clientes intermediários; a segunda onda foi específica para os clientes residenciais e a terceira e quarta ondas, relativas a melhorias, estão em andamento.
Uma vez finalizada a implementação do SAP IS-U CCS, a Gasmig planeja integrar a solução com o módulo de serviços de campo, para otimizar a gestão e o planejamento de serviços como ligação e desligamento de fornecimento de gás, manutenções preventivas e eventuais manutenções de segurança. “Já estamos avaliando, inclusive, novas demandas, que devem ser implementadas ainda este ano”, adianta Parreira.